ISSN 2359-5191

13/11/2002 - Ano: 35 - Edição Nº: 23 - Sociedade - Museu de Arte Contemporânea
Exposição do MAC homenageia dedicação de Wolfang Pfeifer às artes

São Paulo (AUN - USP) - A exposição Wolfang Pfeiffer: 90 Anos de Vida, 70 Anos de Arte homenageia o professor que foi diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) de 1978 a 1982, contribuindo de forma decisiva para o que o museu é hoje. Foram contemplados artistas escolhidos pelo professor, que fizeram parte das exposições organizadas durante sua gestão, entre eles Luiz Sacilotto, Arnaldo Ferrari, Fernando Odrozola, e Manabu Mabe.

Segundo a curadora da exposição e Secretária Geral da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), professora Elvira Vernaschi, Pfeifer foi o responsável pelas reformas que melhoraram as condições de segurança e a proteção do acervo do MAC, que foi tombado como patrimônio artístico nacional. Em sua gestão foi reformulado o espaço expositivo e ampliado espaço em convênio com a Bienal. Na parte de eventos, organizou inúmeras mostras nacionais e internacionais, ampliou significativamente o acervo e deu espaço para exposições com defesa de tese. ??Pfeifer deu continuidade ao trabalho de Walter Zanini ?? gestão anterior à dele ?? no relacionamento com os artistas e instituições nacionais, trazendo também a participação de artistas estrangeiros. Ele fez exposições de ponta, como a primeira exposição de artistas mulheres, e uma grande mostra de gravuras e desenhos em papel, hoje parte do acervo do MAC, que passou a dar mais relevância a esse tipo de obra?, explica a professora.

A mostra, no espaço do Gabinete de Papel (MAC Sede), foi inaugurada durante o Seminário Internacional ?? Os Lugares da Crítica de Arte, promovido em conjunto pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da USP) e pela ABCA. Durante o seminário foi organizada uma mesa-redonda com uma conferência do professor Hans Haufe (Universidade de Heidelberg, Alemanha), que falou sobre o barroco brasileiro tendo por base o livro Roteiro do Barroco no Brasil, de Pfeifer.

De origem alemã, Wolfgang Pfeifer foi professor de História da Arte especialista em barroco, e teve intensa participação nos movimentos culturais e artísticos paulistas, desde que se mudou para São Paulo em 1948. Entre suas principais atividades no País, além da gestão do MAC, destacam-se o período (1951-59) em que foi Diretor Técnico do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), organizando diversas Bienais; e os cursos de História da Arte que ministrou no próprio MAM, no Museu de Arte de São Paulo (MASP), na ECA-USP, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e na Escola de Arte da Faculdade Santa Marcelina. Escreveu diversas publicações, artigos e ensaios sobre o barroco e a arte contemporânea. Foi também diretor do Instituto Goethe e Adido Cultural do Consulado Geral da Alemanha, intensificando o intercâmbio entre artistas brasileiros e alemães.

MAC Sede - Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária ?? São Paulo-SP
Telefone: (11) 3091-3161
Aberto de terças a sextas das 10 às 19h e sábados e domingos das 10 às 16h
Site: www.mac.usp.br

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br