ISSN 2359-5191

17/12/2014 - Ano: 47 - Edição Nº: 103 - Ciência e Tecnologia - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Tratamento usual para redução de lipídeos no sangue de cavalos se mostra ineficaz
Pesquisa da FMVZ-USP aponta que a injeção de soluções que ??afinam? o sangue de animais com hiperlipemia não funcionam na prevenção desta aflição

Cavalos com alto nível de estresse, que sofreram algum trauma ou que apresentam algumas doenças costumam apresentar uma complicação clínica conhecida como hiperlipemia. Esta condição é caracterizada pelo excesso de lipídeos na corrente sanguínea do animal, podendo causar coágulos e entupimentos.

O tratamento normal para esta aflição é a injeção de soluções de heparina, glicose 5% ou insulina, visando “afinar” o sangue do animal para preservar a circulação. No entanto, novo estudo da faculdade de veterinária da USP aponta que tais tratamentos podem não ser eficazes.

A idéia para esta pesquisa surgiu da tentativa de manter o balanço energético de animais enfermos negativo, para garantir a recuperação de doenças sendo tratadas por outros medicamentos sem ferir a base nutricional do animal e sua condição de saúde. Assim começou-se a aplicar a nutrição parenteral em todos os animais enfermos. Notou-se então que animais que recebiam a nutrição parenteral não desenvolveram hiperlipemia, mesmo sem o tratamento preventivo usual.

Para então avaliar o tratamento, foram feitas análises de recuperação em 14 cavalos em processo de recuperação, sete recebendo tratamento tradicional e sete recebendo apenas a nutrição. Esta é composta de 50% de glicose, 10% de aminoácidos, e em menos quantidade oligoelementos, complexos vitamínicos e eletrólitos.

Os resultados surpreenderam em mostrar que animais que receberam o tratamento em alguns momentos desenvolveram hiperlipemia, enquanto animais do grupo que só recebeu nutrição parenteral não. Os tratamentos usuais no entanto ainda não estão totalmente desacreditados, mais pesquisas serão necessárias para comprovar a não eficácia deste tratamento.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br