ISSN 2359-5191

26/11/2003 - Ano: 36 - Edição Nº: 23 - Ciência e Tecnologia - Escola Politécnica
USP desenvolve projeto de televisão para a Cultura

São Paulo (AUN - USP) - Alunos e professores da Escola Politécnica estão digitalizando o acervo musical da TV Cultura e estudam um meio de disponibilizá-lo através da Internet 2 para os usuários da rede. O Projeto TVoD (TV on demand) para a TV Cultura é desenvolvido pelo Laboratório de Arquitetura de Redes de Computadores (LARC) do Departamento de Computação e Sistemas Digitais da Poli, e deve se estender nos próximos anos para outras televisões educativas e universitárias.

Base do conceito de televisão digital, a distribuição de conteúdos multimídia sob demanda consiste em colocar à disposição do público os materiais veiculados, de forma que este possa escolher os programas e horários daquilo que deseja assistir. O projeto TVoD, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pretende disponibilizar o rico acervo musical da TV Cultura em Internet 2, rede de alto desempenho acessível no Brasil através das Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (REMAVs) em universidades, institutos e agências do governo.

A transmissão de conteúdos é feita em alta velocidade via fibra ótica pela Internet 2 e deve ter como base um site, ainda a ser desenvolvido pelo LARC, onde esse material será indexado. O formato MPEG7, formalmente conhecido como ??Interface de Descrição de Conteúdo Multimídia?, foi o escolhido para a digitalização. Ele permite que o material seja organizado segundo padrões musicais e cria a partir dessa organização uma espécie de sistema de busca digital, baseado no reconhecimento das seqüências de áudio contidas em cada segmento de programação. Para a implantação do processo, o grupo deve garantir também a segurança do sistema, prevenindo cópias irregulares e assegurando os devidos créditos de autoria e propriedade.

O projeto mostra a viabilidade do uso dos sistemas banda larga, como a Internet 2, para a transmissão de dados sob demanda com alta qualidade audiovisual e para um sistema de busca preciso. Ao mesmo tempo, apresenta a preocupação da universidade em recuperar, preservar e distribuir conteúdos de grande valor cultural.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br