ISSN 2359-5191

03/12/2003 - Ano: 36 - Edição Nº: 24 - Sociedade - Escola de Comunicações e Artes
Pesquisadora da USP analisa narrativas abertas na Internet

São Paulo (AUN - USP) - Um estudo do Departamento de Comunicações e Artes da ECA busca entender como se desenvolvem as formas narrativas através das mídias eletrônicas, como a Internet. Para isso, a pesquisadora Maria Cristina Costa criou um site em que os internautas têm total liberdade de criação literária.

A pesquisa surgiu a partir do interesse da professora em observar a importância do gancho como recurso narrativo. ??O gancho é um elemento essencial nas mídias analógicas, pois garante o interesse do espectador?, afirma Maria Cristina.

O projeto ??Narrativas em Mídias Eletrônicas? começou com a criação de uma história em que a personagem principal, Selma, decide fugir de casa. A partir desse fato, o internauta é convidado a dar continuidade à trama. ??Tentamos propor novas formas de linguagem, misturando textos e desenhos animados?, explica a professora. O projeto recebeu 1.200 contribuições que permitiram estudar o padrão das narrativas na Internet. ??Percebemos que as pessoas são muito sucintas quando escrevem na Internet. Elas costumam escrever apenas 10% do número de toques do texto inicial. Além disso, em grande parte dos textos as pessoas faziam um julgamento moral da personagem?, analisa Maria Cristina.

Na segunda fase, a professora criou o personagem Théo. Porém, dessa vez, as informações disponibilizadas resumiam-se a depoimentos de familiares e elementos do cotidiano do personagem desaparecido. Dessa vez, a professora percebeu que os internautas tiveram maior possibilidade de criação.?Usamos uma estrutura parecida com um jogo, em que existe um grande número de possibilidades não-necessárias. Foi uma saída que encontramos para permitir uma maior variedade de narrativas?, explica.

Com a pesquisa, Maria Cristina pretende analisar as formas narrativas na Internet e compará-las com a dinâmica das mídias analógicas. A terceira fase do projeto já está sendo construída e em breve estará no site http://www.eca.usp.br/narrativas.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br