ISSN 2359-5191

03/12/2003 - Ano: 36 - Edição Nº: 24 - Meio Ambiente - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Simpósio divulga uma das maiores coleções de orquídeas do mundo

São Paulo (AUN - USP) - O Orquidário Professor Paulo Sodero, da Escola Superior Agrícola Luiz de Queiroz (ESALQ), possui uma das maiores coleções de orquídeas do mundo, quando se trata de número de espécies diferentes. Como tentativa de divulgar esse tipo de informação, além de discutir técnicas de cultivo e reprodução de plantas, dez alunos da graduação decidiram criar uma oportunidade de troca de informações. Daí surgiu o Simpósio de Produção e Comercialização de Orquídeas, que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de dezembro.

A professora responsável pela organização do evento, junto com os alunos, é Elisabeth Ann Veasey, do Departamento de Genética. De acordo com ela, o simpósio ??envolverá palestras relacionadas ao cultivo in vitro, ou seja, reprodução de plantas em laboratório, via cultura de meristemas e mesmo via germinação in vitro das sementes de orquídeas. Também haverá duas palestras de um especialista em controle de pragas e doenças de orquídeas. Haverá também um especialista no cultivo de orquídeas falando sobre os substratos que devem ser utilizados para essas espécies.?

A importância de um acontecimento desse tipo é discutir novas técnicas de plantio, que, apesar do enfoque ser em orquídeas, podem ser aplicadas a outras espécies de plantas. A técnica da clonagem in vitro de plantas, também conhecida por micropropagação, devido ao emprego de porções de tecidos bastante pequenas, tem-se mostrado de enorme importância prática e potencial nas áreas agrícola, florestal, de horticulturas, bem como na pesquisa básica em geral.

O mercado cresceu muito e exige que plantas sejam colocadas à disposição do público rapidamente. Exemplares cujo ciclo de vida é longo são selecionados após prolongados períodos de melhoramento genético, o que faz da clonagem uma alternativa muito importante e indispensável nos dias atuais. Em orquídeas, por exemplo, uma boa muda não se obtém em menos de dois anos, enquanto que nesse mesmo período, através da cultura in vitro de ápices meristemáticos, centenas ou milhares de clones podem ser produzidos.

Para quem tiver o interesse por orquídeas e outras técnicas de plantio, o número de vagas é limitado, são apenas 150. A taxa de inscrição é de R$ 150,00 para profissionais e R$ 50,00 para estudantes. A ficha de inscrição pode ser enviada para o fax (19) 3422-2755, ou pelo correio, acompanhada de uma cópia do comprovante de depósito. O pagamento deve ser feito mediante depósito em nome da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, Banco do Brasil, agência 3384-7, conta corrente 4008-8. Outra possibilidade é mandar um cheque pelo correio, juntamente com a ficha de inscrição. Existe também um hotel conveniado que oferecerá descontos aos participantes do simpósio, mas é preciso fazer reserva (Hotel Nacional Inn ?? Piracicaba, tel (19)3434-9177). Para mais informações ligue para (19) 3417-6604, ou mande um e-mail para simporq@esalq.usp.br.

(exemplo de) FICHA DE INSCRI??O

Solicito minha inscrição no Simpósio sobre Produção e Comercialização de Orquídeas
Nome: _______________________________________________
Empresa/Instituição: ___________________________________
Profissão: ____________________________________________
Recibo em nome de: ____________________________________
CNPJ nº: _____________________Insc.Estadual nº: _________
Endereço: ____________________________________________
CEP _______-_____ Cidade/UF: __________________________
Fone: (_____) ___________________Fax: (_____) __________
E-mail: _______________________________________________
Assinatura:____________________________________________
Data:____/______/_____

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br