ISSN 2359-5191

22/06/2005 - Ano: 38 - Edição Nº: 12 - Saúde - Centro de Práticas Esportivas
Gestação não é motivo para interromper exercícios

São Paulo (AUN - USP) - Há algum tempo, a gravidez era considerada um período de descanso e resguardo. Falar em praticar esporte durante a gestação parecia loucura. Hoje, o conceito mudou. Praticar atividade física faz bem tanto para a futura mamãe quanto para o bebê. “Um bebê gerado por uma mãe que pratica regularmente atividade física torna-o mais saudável, isso porque uma mulher atleta tem mais chances de ser ou estar saudável do que uma gestante sedentária”, diz Dra. Andréa Arruda, ortopedista e médica do esporte.

Ganho de peso, mudança do centro de gravidade com o aparecimento da “barriga”, aumento do volume de sangue da mãe e do bebê, aumento da freqüência cardíaca e da freqüência respiratória, fragilidade nas articulações são algumas das mudanças que ocorrem durante a gestação e exigem cuidados redobrados. Quanto à alimentação, a gestante passa a necessitar de uma maior quantidade de alguns nutrientes, pois gasta mais energia e consome mais ferro, cálcio e ácido fólico que uma mulher não gestante. Além disso, exercícios regulares com acompanhamento especial são recomendados. Mas as mamães devem ficar atentas aos excessos.

Segundo a médica, não são todas as mulheres que conseguem continuar com o mesmo tipo de atividade física ou esportiva durante a gestação, em especial depois do primeiro trimestre. A continuidade do exercício vai depender, principalmente, da modalidade praticada e do impacto que ela proporciona. Uma judoca ou uma ginasta, por exemplo, deverão interromper as atividades mais bruscas na gestação. No entanto, existem opções para não parar de praticar algum exercício predileto pela gestante. “Trocar a corrida de rua pela corrida em piscina (deep running) e depois de algum tempo trocar por corrida em esteira, em seguida, por caminhada e assim por diante é uma maneira de continuar a prática esportiva e se adequar à circunstância atual”, aconselha a médica.

Deve-se entender, portanto, que a gestação é uma condição que envolve cuidados especiais na prescrição de exercícios. Por esta razão, a gestante deve fazer visitas regulares ao seu obstetra e buscar orientação de profissionais especializados em atividade física para gestantes. O Cepeusp, por exemplo, oferece atividades especiais voltadas a esse público.

Serviço:

O Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (Cepeusp) oferece atividades físicas adaptadas às gestantes pertencentes à universidade e também à comunidade externa. Os encontros ocorrem duas vezes por semana. As inscrições para o segundo semestre de 2005 têm início no mês de julho. Mais informações: (11) 3091-3361/ 3091-3362 ou http://www.cepe.usp.br.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br