ISSN 2359-5191

30/06/2005 - Ano: 38 - Edição Nº: 13 - Ciência e Tecnologia - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Curso sobre Estereologia será ministrado na Faculdade de Veterinária da USP

São Paulo (AUN - USP) - O curso “Métodos Estereológicos de Quantifição Celular”, iniciativa pioneira no Brasil, será realizado na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ-USP), entre os dias 19 e 23 de setembro de 2005. A atividade contará com três professores líderes da área e mundialmente reconhecidos, abrindo caminhos para que o campo da estereologia de desenvolva em nosso país.

De acordo com o professor Antonio Augusto C. M. Ribeiro (Laboratório de Estereologia e Neuroanatomia da FMVZ), organizador do curso, os três professores que virão ministrar as aulas (Hans Jorgen Gundersen e Bente Pakkenberg, da Dinamarca, e Terry Mayhew, da Inglaterra) foram os responsáveis por aplicar a estereologia à área de ciências biológicas. “A estereologia é o ramo da matemática morfológica que trabalha com amostragem e quantificação de estruturas. Essa quantificação é feita em nível tridimensional. Hoje é muito utilizada para cultivo de células (estima quantas células estão presentes em determinada cultura de tecidos), em células-tronco e para verificar o sucesso do transplante de stem cells”.

Ao contrário do que pode parecer, o curso não é somente voltado para veterinários, mas para todos os profissionais de biológicas. “O curso apresenta duas grandes áreas: estereologia para neurociências (neuroestereologia) e estereologia de placenta e reprodução. Mas pode interessar pesquisadores das mais diversas áreas das ciências biológicas”.

Este é o 76º curso ministrado por esses professores, mas a primeira vez que vêm ao Brasil. Como trabalham com aulas tutoriais (assistência individual), há somente 25 vagas. Mas esse é um CURSO de introdução à estereologia. “Na verdade, a questão é que nós brasileiros não temos muita tradição na área de quantificação. A nossa intenção nesse curso é estimular pessoas a ficarem sócias da sociedade internacional de estereologia, estimulá-las a colocar parâmetros quantitativos nas publicações científicas. Daqui a dois anos nós vamos realizar um curso avançado, mas com uma equipe maior (possivelmente cinco ou seis professores), mas só para aqueles que fizerem este curso introdutório”.

Estima-se que, apesar das reduzidas vagas, cada aluno irá atingir cerca de cinco pessoas em seu laboratório de origem, fazendo com que o alcance do curso seja maior. Além disso, essa experiência servirá, na verdade, como uma vitrine para os três professores, que estão buscando talentos brasileiros. Uma vez que tenha sido feito um primeiro contato, será mais fácil para que esses alunos sejam recebidos no exterior, no laboratório desses profissionais, para que realizem um pós-doutorado, um doutorado ou até mesmo um estágio de férias.

Ainda realçando a importância do curso, Antonio Augusto afirma que este vem fortalecer um aspecto fraco no Brasil e enquadrá-lo de acordo com as novas tendências do mercado, ou seja, a necessidade da morfologia ter um caráter quantitativo, não somente qualitativo. “A nova estereologia foi desenvolvida em 1984 a partir da geologia. As áreas de aplicação mais recentes na biologia surgiram há cinco anos, mas novos métodos são desenvolvidos a cada ano. Esperamos que ainda dê tempo de o Brasil se desenvolver e começar a adquirir relevância internacional daqui a alguns anos”.

O curso tem duração de uma semana, em período integral (10 horas por dia), e custará US$ 500,00. A data limite para as inscrições será o dia 10 de julho. Maiores informações podem ser obtidas nos sites http://www.fmvz.usp.br/curso_estereologia.htmle http://www.stereologysociety.org/courses.html, ou entrando em contato com o professor Antonio Augusto por e-mail (guto@usp.br) ou telefone (11) 3091-1314.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br