ISSN 2359-5191

13/01/2006 - Ano: 39 - Edição Nº: 24 - Saúde - Hospital Universitário
Hospital Universitário oferece curso de especialização em Fisioterapia

São Paulo (AUN - USP) - A partir do dia 20 deste mês o hospital universitário (HU) estará oferecendo, nas suas instalações, um curso de especialização em fisioterapia pneumo-funcional. Este tipo de fisioterapia diz respeito a toda a área respiratória.

O curso abrange a área da pneumologia no sentido mais amplo, desde o internamento em ambulatório, enfermaria, UTI, prevendo ainda o acompanhamento domiciliário. Segundo a coordenadora do curso, Alexandra Siqueira Colombo do departamento médico, serviço de fisioterapia, do HU, “este é um diferencial do nosso curso, que não tem por objetivo por mão de obra gratuita no mercado”, mas sim que “os alunos tenham a experiência prática que o mercado exige”. Assim, a finalidade do curso é preparar os alunos para o mercado, que cada vez mais procura profissionais especializados.

De acordo com a coordenadora, o HU tem um “corpo de funcionários com condições para oferecer o curso”, já que o Ministério da educação e cultura (MEC) exige que 50% do corpo docente seja pós-graduado e a USP exige que 50% sejam docentes da própria universidade. O curso que dá a certificado de especialista pela USP conta apenas com 12 vagas, tendo um supervisor para cada dois alunos. Assim, o acompanhamento dos supervisores é contínuo e mais específico. No entanto, diz Alexandra Siqueira, “o supervisor não determina o que fazer, o curso prioriza a autonomia para resolver problemas”.

A idéia para a abertura deste curso surgiu em 2001, no entanto, a primeira turma apenas se formou em 2004 após a aprovação da reitoria da USP. Todos os anos se submete o curso à aprovação do MEC. O curso que tem a duração de um ano apresenta como obrigatória a redação de uma monografia para conclusão. É dirigido unicamente a fisioterapeutas graduados, que ainda passam por um processo seletivo no ato da inscrição. Quanto á presença, o MEC exige 75% para aprovação e a USP exige 85%. A carga horária é de 1440 horas, sendo em média cinco horas diárias.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br