ISSN 2359-5191

18/04/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 21 - Ciência e Tecnologia - Instituto de Matemática e Estatística
IME participa do maior fórum sobre software livre da América Latina

São Paulo (AUN - USP) - Um software livre que ajuda investidores a operar na bolsa de valores e uma ferramenta que facilita a criação de aplicativos para a internet são dois dos quatro trabalhos dos alunos do Instituto de Matemática e Estatística a serem apresentados no Fórum Internacional de Software Livre (FISL).

Fabrício Sousa Nascimento, aluno do 3º ano de Ciências da Computação, irá apresentar no Fórum a palestra "Entrando nos trilhos", que divulga a ferramenta "Ruby on Rails", que permite a simplificação de tarefas trabalhosas, como modelar banco de dados. Assim como a criação de aplicativos para internet de maneira rápida e simples. As tarefas. Ele afirma que o FISL é uma boa oportunidade para a troca de conhecimento entre os participantes.

Já o formando Márcio Vinícius dos Santos chama atenção exatamente para o fato de o FISL ser uma ótima oportunidade para conhecer pessoas, para ele, o networking é fundamental para a carreira de qualquer profissional. Ele apresentará um software livre que auxilia os investidores na bolsa de valores, analisando dados afim de tornar suas decisões mais seguras.

Segundo o estudante Fábio Augusto Firmo, que vai pela segunda vez ao evento, "é possível conversar com os próprios desenvolvedores dos programas que usamos. Discutimos com eles de igual pra igual os caminhos que o projeto pode tomar no futuro".

O evento, que ocorre nos dias 17 a 19 de abril, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, reúne entusiastas para discutir a situação atual do software livre no mundo e suas novas perspectivas. Em sua nona edição, o FISL conta com a presença de personalidades, como Jon "Maddog" Hall, presidente da Linux International, e Mitchell Baker, presidente da Mozilla Corporation, fabricante do navegador livre mais utilizado, o Firefox.

Com mais de 6.500 inscritos (o número cresce a cada ano), o FISL é um espaço para a discussão e divulgação de projetos da área, gerando muitas oportunidades de negócios, já que empresas entram em contato diretamente com os desenvolvedores de software.

O Fórum abordará muitos assuntos em suas palestras e oficinas, desde os mais técnicos, sobre linguagem de programação, por exemplo; até os mais político-ideológicos, como a palestra que discutirá a difusão do software livre para os paises latino-americanos. Haverá também um espaço reservado à discussão sobre Cultura livre e o uso do software livre produção multimídia.

O software livre vem ganhando destaque mundial por ser uma alternativa ao software proprietário, que é acusado de utilizar medidas controversas para prender o usuário. Genericamente, são defendidas as quatro liberdades: usar o programa para qualquer fim, ter acesso ao código-fonte, modificá-lo e redistribuí-lo. Isso assegura mais liberdade e autonomia para os usuários, além de trazer ganho técnico, pois permite a reconstrução constante e coletiva do programa.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br