ISSN 2359-5191

18/04/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 21 - Saúde - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
Crenças do paciente ajudam no tratamento do câncer

São Paulo (AUN - USP) - As crenças de pacientes com câncer aumentam as chances de sucesso no tratamento, segundo Cibele Andrucioli, professora da Escola de Enfermagem (EE) da USP. Para ela, há dois estilos de pacientes no lidar com as doenças oncológicas. Há os “mais adaptativos” e os “menos adaptativos”. Essas diferentes formas no enfrentamento das doenças dependem de recursos internos e externos dos pacientes.

Os recursos internos dizem respeito às crenças do indivíduo. Para Andrucioli, a maneira de como a pessoa vai lidar com a doença "depende das crenças que ela tem, da natureza do evento, do tipo de experiência [por] que elas já passaram". Segundo ela, a auto-eficácia é fundamental no tratamento do paciente com câncer. "Auto-eficácia é uma crença que diz assim: 'quanto eu acredito que eu sou capaz de lidar com os eventos da vida? Quanta força eu tenho, quanta crença eu tenho dentro de mim?'", explica.

Essa crença é fundamental na forma como o indivíduo interpreta os fatos e, conseqüentemente, na aderência ao tratamento – o que pode diminuir as chances de depressão e aumentar a resposta imunológica do organismo. "Se eu me adapto melhor, eu fico menos deprimido", diz Andrucioli. "Ficar estressado influi na resposta imunológica", completa.

Para a professora, o enfermeiro tem papel bastante importante como recurso externo na ajuda ao paciente, ao orientá-los na maneira de enfrentar as doenças. Para a professora, o profissional da enfermagem tem um papel sobretudo de educador e de esclarecedor.

O papel do enfermeiro está "no ajudar o doente a compreender o fato [a doença] o mais próximo do real possível, sem 'castratofizar', sem minimizar, e ajudando o doente a selecionar melhor os recursos possível", diz a professora.

Workshop

O "lidar" com o câncer vai ser abordado em workshop da Escola de Enfermagem da USP na próxima semana.

A professora Margareth Fitch, da universidade de Toronto, em visita à EE, vai ministrar o evento, coordenado por Andrucioli, representante latino-americana do ISNCC (sigla em inglês para "Sociedade Internacional de Enfermeiras no Cuidado do Câncer").

O workshop vai acontecer no próximo dia 15 na própria Escola de Enfermagem. As inscrições podem ser feitas no local. O custo é de R$ 80.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br