ISSN 2359-5191

18/04/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 21 - Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos Avançados
Academia Brasileira de Ciências inaugura sede regional em São Paulo

Foi inaugurada recentemente a sede regional paulista da Academia Brasileira de Ciências (ABC), em um evento realizado no Auditório Alberto Carvalho da Silva, no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).

A cerimônia contou com a presença de Jacob Pallis, presidente da ABC, Adolpho José Melfi, vice-presidente da sede regional de São Paulo, César Ades, diretor do IEA, e Oswaldo Massambani, coordenador da Agência USP de Inovação.

Segundo o mais novo vice-presidente, a intenção da Academia é dinamizar sua atuação pelo Brasil e fortalecer a participação de seus membros nas atividades desenvolvidas. Atualmente, há seis escritórios regionais: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Os dois primeiros são os que concentram o maior número de membros.

A Academia, que existe desde 1916 e tem por objetivo desenvolver a pesquisa científica brasileira e a difusão da importância da ciência, possui fortes relações com a Universidade de São Paulo. Ela ajudou, por exemplo, na criação da universidade em 1934, com a colaboração do Acadêmico e matemático Teodoro Ramos. Além disso, grande parte do contingente de membros é da USP e está sediado em seu campus.

A cerimônia também serviu para a entrega dos diplomas dos cinco novos membros afiliados, todos jovens: Carlos Eduardo Pellegrino, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (Esalq-USP); Alice Juliana Kowaltowski, do Instituto de Química da USP (IQ-USP); Ricardo Ivan Ferreira da Trindade do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP); Cláudio Francismo Tormena, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ-Unicamp); e Milton Ferreira de Moraes, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP (Cena-USP).

O posto dos novos membros não é permanente e nem renovável. Além disso, tem duração de cinco anos. Com a presença constante de jovens acadêmicos, a ABC pretende trazer um espírito inovador para dentro da academia, promovendo uma melhor comunicação entre gerações e uma constante renovação.

O Escritório Regional de São Paulo da ABC fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, 7º andar, sala 719, Edifício da Antiga Reitoria —mesmo prédio onde o IEA está instalado—, Cidade Universitária, São Paulo.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br