ISSN 2359-5191

24/06/2009 - Ano: 42 - Edição Nº: 41 - Saúde - Hospital Universitário
Hospital da USP participa de projeto de Teleamamentação do Ministério da Saúde

São Paulo (AUN - USP) - Enfermeiros do Hospital Universitário da USP (HU) participaram de vídeo de teleamamentação na Unidade de Alojamento Conjunto e na Unidade Neonatal. A gravação faz parte do Programa Nacional de Telessaúde, do Ministério da Saúde. Demonstrou-se como realizar ordenha mamária para mães que, durante período de amamentação, desejam retirar excesso de leite ou doar para banco de leite. Em breve, vídeo deve ser visto em site por profissionais de saúde cadastrados.

Por causa da produção excessiva de leite, algumas mães sentem dor. Para remediar a situação, há técnica de auto-ordenha manual que qualquer mulher pode executar. E é justamente isso que o vídeo procura mostrar. O HU, que possui um próprio Banco de Leite Humano (BLH), coleta e oferece leite materno para bebês e mães que estão em falta. Isso se dá através de técnica manual ou com dispositivo eletrônico de sucção.

A amamentação materna é importante para crianças e, atualmente, é um hábito desestimulado. Segundo Alda Valéria Soares, diretora da Divisão de Enfermagem Materno Infantil (DEMI) do HU, é preciso fazer o costume voltar a ser praxe. “Por causa de artifícios como aparelho ortodôntico e chupetas, as mães têm parado de amamentar. É preciso que o hábito renasça culturalmente”, diz. Além disso, Alda ressalta o fato de a mulher trabalhar fora prejudicar a amamentação. Segundo ela, o tempo que um bebê deve ser exclusivamente alimentado por leite materno é de seis meses.

O projeto visa atender todo o país com arquivos multimídia e textos informativos. O público-alvo é formado em especial por multiprofissionais da saúde, abrangendo Pediatria, Enfermagem e Nutrição, por exemplo. Há núcleos em nove Estados brasileiros, passando pelo Amazonas até o Rio Grande do Sul. Para a realização o Ministério da Saúde fez parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia.

O programa busca integração entre universidades e instituições de saúde para produção de material. Para Sérgio Daré Junior, professor da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do Projeto de Teleamamentação, disse ao Jornal do HU que “o HU foi escolhido para elaborar o vídeo, pois está vinculado à USP e por ser uma instituição universitária de referência ao ensino”.

O vídeo gravado no Hospital Universitário ainda não está disponível para visualização, mas será colocado no site do programa. O endereço é www.telessaude.org.br/php/index.php. É necessário ter cadastro vinculado a uma Unidade Básica de Saúde ou instituição integrada ao projeto. Segundo o Sérgio, outra versão do filme será posteriormente gravada para o público em geral.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br