ISSN 2359-5191

09/06/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 27 - Educação - Faculdade de Educação
Estudo sobre ensino de História traz novas linguagens para a sala de aula

São Paulo (AUN - USP) - Três pesquisadores da Faculdade de Educação da USP, a FEUSP, lançam nesse próximo dia nove de junho o livro “Ensino de História”, obra que pretende dar sugestões de atividades com uma abordagem diferenciada para professores de História da rede básica de ensino, levando-os a refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem.

Todos os autores possuem formação em História. Kátia Abud também é autora do livro “Ensino de História: novos horizontes”. É professora da FEUSP há mais de dez anos e foi orientadora de pós-graduação dos outros dois autores do recente livro, André Chaves e Ronaldo Cardoso. André já atuou com educação, crítica e cultura e seu trabalho de doutorado se concentrou na questão da imagem no ensino de História. Já Ronaldo atua com alguns temas como consciência histórica e representações sociais.

A publicação foi desenvolvida a partir das experiências dos autores com vários cursos ministrados na área. O convite do livro surgiu com um curso de formação continuada para professores de História, dedicado ao aprimoramento desses profissionais, realizado há quatro anos. O curso fez parte do PEC (Programa de Educação Continuada), coordenado pela professora Anna Maria Pessoa, também da FEUSP.

Como resultado desses cursos realizados para várias disciplinas escolares, a editora Cengage Learning lançou a coleção “Ideias em ação”. Outros livros já foram publicados, como “Ensino de Geografia”, “Ensino de Língua Inglesa”, “Ensino de Língua Portuguesa” e “Ensino de Educação Física”.

Segundo a professora Kátia Abud, o livro pretende fornecer um caminho para a utilização de determinados materiais em sala de aula. André Chaves explica que são dez capítulos de metodologia que pretendem trabalhar com filmes, mapas, literatura e imagens, por exemplo. As introduções e o desenvolvimento das atividades são detalhados passo a passo, facilitando a orientação dos professores de História. É um livro flexível, já que traz atividades adaptáveis às diversas situações e condições locais das escolas. A publicação também traz recomendações quanto à adequação às diferentes idades, potencializando o uso do livro na prática da sala de aula.

Lançamento do livro “Ensino de História”:
Dia 9 de junho, quarta-feira, às 18h30, no Espaço de Artes da Livraria Cultura (Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional).

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br