ISSN 2359-5191

19/06/2002 - Ano: 35 - Edição Nº: 12 - Saúde - Hospital Universitário
Hospital Universitário propõe novo curso de graduação na USP

São Paulo (AUN - USP) - O Serviço Social (S.S.) do Hospital Universitário, apoiado pela Superintendência e pela Faculdade de Saúde Pública, discute, junto à Pró-Reitoria de Graduação, a criação de um novo curso na Universidade: o de Serviço Social. Segundo a Diretora Técnica do S.S., Marina Gorete Pazetto de Meneses, as tramitações indicam que a primeira turma deverá ter início no ano de 2005. Esse processo vem contando com a participação dos Serviços Sociais do Instituto de Psicologia e da Faculdade de Odontologia.

Decisões como qual instituto cederá espaço para abrigar o núcleo básico das disciplinas, ainda não alcançaram um consenso. No entanto, já se sabe que parte das matérias do curso deverá ser ministrada junto a outras unidades existentes, por exemplo, nas Ciências Sociais da FFLCH – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Conforme a professora Maria Vicentina, da Pró-Reitoria de Graduação, esse curso deve propor um “envolvimento global do homem”.

Contudo, essa não é a única nem principal atividade do S.S.. Com participação efetiva no atendimento às demandas do usuário e sua família e da equipe do hospital desde 1981 (quando o HU foi inaugurado), o Serviço Social desenvolve programas junto à comunidade USP e do Butantã.

Um dos mais recentes programas foi a implantação do voluntariado, em 2001. O Serviço Social promove entrevistas com os interessados e exige uma permanência mínima de três horas de trabalho, além da idade mínima de 18 anos. Quem pretende dedicar uma parte do tempo ao HU, pode atuar nas áreas de nutrição, enfermaria, limpeza e higienização e nas salas de espera, promovendo o acolhimento dos pacientes.

Em paralelo aos voluntários adultos, segue um projeto com adolescentes do Colégio Brasil Europa, os quais estimulam a recreação das crianças da Clínica Pediátrica que freqüentam a brinquedoteca e o Ambulatório. A técnica de apoio educativo, Daniela Ribeiro Linhares, é quem orienta as atividades desse espaço.

Junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, o S.S. mantém um programa de reeducação para a inclusão de indivíduos que cometeram delitos e cumprem penas em regime aberto, sob a forma de prestação de serviços à comunidade. No momento, o Hospital Universitário oferece trabalho a dois adultos e seis adolescentes e procura que o apenado obtenha novas oportunidades e se aperfeiçoe.

Acontecem, ainda vinculados à infra-estrutura do Serviço Social do HU, programas de humanização do hospital, suporte ao Programa de Assistência Domiciliária – PAD (com entrevista para a delimitação admissão dos usuários) e grupos de trabalho sobre a assistência de pacientes críticos e sobre diabetes.

Na parte de denúncia social, o Serviço Social monitora os dados referentes ao atendimento sobre a vitimização infantil – negligência, abuso sexual, agressão física e psicológica de crianças – e desenvolve e interpreta estatísticas sobre os casos que chegam ao Hospital Universitário.

Mais informações:
Serviço Social do HU – Fones: 3039-9332 / 9428 / 9460
Pró-Reitoria de Graduação – prg@edu.usp.br

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br