ISSN 2359-5191

27/09/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 79 - Saúde - Centro de Práticas Esportivas
USP promove seu primeiro encontro de Yoga

São Paulo (AUN - USP) - Entre os dias 24 e 26 de outubro, o Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (Cepeusp), em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga (Iepy) promovem o primeiro encontro sobre o yoga na Universidade de São Paulo. No qual, por meio de oficinas – práticas e teóricas – e mesas redondas, pretente-se apresentar o quanto o yoga pode colaborar no bem estar e na saúde das pessoas. Sob coordenação dos professores de yoga Danilo Forghieri e Marcos Rojo, o evento será realizado no Cepeusp e é aberto a todos.

A ideia do encontro surgiu a partir de dois fóruns de saúde social, realizados na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP nos anos de 2003 e 2005, em que se discutiu a contribuição do pensamento de Gandhy e do yoga para a saúde social. A proposta então do encontro a ser realizado é reunir, a cada dois anos, diversas linhas e tradições para centrar-se no yoga e falar dele enquanto filosofia e modo de vida e, de sua relação com o bem estar das pessoas.

Segundo o professor Marcos Rojo, graduado em Educação Física pela USP e diplomado em yoga pelo Instituto de Kaivalyadhama da India, “o yoga é um fim e um meio, não é uma atividade física, ele se utiliza do corpo. Mas o yoga enquanto fim é para além da mente”. Para atingir o fim, entendido como um estado meditativo da mente – no qual nos tornamos “observadores” e atingimos um desenvolvimento espiritual – a hatha yoga (uma das linhas da yoga) utiliza as técnicas práticas de postura (asanas) e respiração (pranayama) da yoga. Elas são, portanto, importantes, mas isoladas seriam uma subutilização do yoga. A yoga não é um esporte, não serve apenas para deixar o corpo são, mas para se atingir o controle das emoções, da mente.

Rojo critica que o yoga esteve muito conectado a um movimento recente alimentado por certo modismo, principalmente norte-americano, que centra-se na parte física, subvalorizando a filosófica. E nesse encontro, justamente se falará sobre a relação do yoga com o dia-a-dia, com a filosofia, com alimentação, saúde, mostrando o quanto ele pode permear nesses diferentes campos e contribuir para a vida das pessoas de um modo geral. Não serão apresentados trabalhos ciêntíficos, mas o yoga como um todo. Numa das mesas, por exemplo, a monja budista Coen falará sobre meditação e sua relação com o desapego, discutindo assim atitudes importantes para a saúde mental.

No que diz respeito a pesquisas científicas relacionadas direta ou indiretamente ao yoga, elas tiveram início em 1924, na India. Na USP, Rojo conta que eram muito poucas até 2005 e até hoje o número ainda é pequeno. Isso se explicita no fato de a Universidade não ter um curso de pós-graduação nessa área. Apenas oferece eventualmente cursos de menor carga horária, como os de extensão e de difusão cultural em parceria com as faculdades de Filosofia ou com a de Educação Física, principalmente voltado para professores. Dessas poucas pesquisas, uma delas é resultado de seu mestrado no Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina dessa instituição (2007). Estudou o efeito de três exercícios de yoga para a melhorar a capacidade respiratória em crianças que tinham uma distrofia muscular progressiva, conhecida por “Duchenne”. O estudo, realizado no Hospital das Clínicas, mostrou resultados animadores: as crianças tiveram melhora de 10% na capacidade, e embora isso não signifique que elas irão sobreviver, o bem-estar proporcionado não pode ser desconsiderado.

Mas, neste evento, a proposta não é mostrar números que provam sua eficiência e sim, nas palavras do coordenador, é para “despertar o interesse para aquele que não conhece saber o quanto o yoga pode ajudar as pessoas”. Atualmente, contra alguns conservadorismos, o yoga tem penetrado em diversos ramos do conhecimento. No encontro estarão presentes Swami Anubhavananda (Índia), Alicia Souto (Argentina), Andrea Aguiar, Celeste Castilho, Cesar Deveza, Daisy Rodrigues, Gerson D'Addio, professor Hermógenes, João Vieira, José Antonio Machado Filla, Lia Diskin, Marco Schultz, Maria Ester Massola, Monja Coen, Roberto Propheta, Silvana Duarte e Vedi Arora.

Local: Cepeusp - Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo - Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61 Cidade Universitária - São Paulo (SP).

Inscrições: R$ 250,00

Postos de inscrição e informações
Espaço Marcos Rojo (atendimento a partir das 15h)
R. Visconde de Aguiar Toledo, 427 Vila Congonhas SP
Contatos: espaco@marcosrojo.com.br / 11 5531 8266 / 11 9860 3490 / 11 7293-1742

Depósito em conta corrente com envio de comprovante:
Dados bancários: Banco Santander (033) / Agência: 0658 / Conta corrente: 01060563-4
Titular: Marcos Rojo / CPF: 757 836 578 – 91

Leia também...

Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br