ISSN 2359-5191

19/06/2002 - Ano: 35 - Edição Nº: 12 - Sociedade - Escola de Educação Física e Esporte
Professor cria sistema de avaliação psicossocial para a área esportiva

São Paulo (AUN - USP) - O psicólogo e professor Antonio Carlos Simões, da Escola de Educação Física e Esportes da USP, elaborou um sistema de avaliação psicossocial que tem como novidade a análise do desempenho pessoal de atletas e técnicos que compõem as equipes esportivas. Segundo Simões, a criação desse sistema – denominado “ACS” – vem suprir uma lacuna há muito tempo existente no campo da psicossociologia do esporte. “Não existem, realmente, testes perfeitos nem técnicas auxiliares capazes de identificarem todos os problemas que norteiam as equipes esportivas. Esse novo método serve de base para explicitar os principais problemas envolvidos entre os elementos estruturais e funcionais da realidade social e psicológica, entre tudo aquilo que técnicos e atletas criam e desenvolvem nas suas relações com a vida coletiva das equipes”, diz ele.

O sistema “ACS”, que trabalha com um conjunto de instrumentos devidamente validados pelo Instituto de Estatística e Ciências Exatas do Rio de Janeiro, é responsável também por medir dados como o índice de coesão social, competitividade (individual e coletiva) e clima ambiental das equipes, além de estabelecer o comportamento ideológico de liderança dos técnicos. “É um sistema de avaliação psicossocial preciso, rápido e científico que em menos de 24 horas pode fazer uma interpretação da equipe, diagnosticando seus principais problemas de comportamento coletivo”, comemora Simões.

Para facilitar a interpretação dos resultados, Simões dividiu o sistema “ACS” em três partes. Assim, o sistema de avaliação “ACS –1” procura classificar, medir e mostrar de forma precisa que há uma relação constante entre o social e o funcional com o ambiental das equipes. Através dos instrumentos de pesquisa, ele também mensura os companheiros com quem os atletas mais gostam ou menos gostam de trabalhar. O “ACS –2” associa o comportamento dos indivíduos e das equipes às tendências de alcançar metas, competir e vencer. É ele que, através da caracterização dessas tendências, poderá estabelecer se os objetivos básicos da equipe estão sendo desenvolvidos por performances mais individualizadas ou coletivas. Já o “ACS –3” associa a forma pela qual os atletas descrevem o comportamento ideológico de liderança do técnico com a forma pela qual o próprio técnico descreve seu comportamento frente aos atletas, um conhecimento muito importante a respeito do papel de cada membro e da vida da equipe.

Para Simões, uma das vantagens desse sistema é que, permanentemente, durante a vigência do trabalho do psicólogo, a equipe passa a ter um controle sobre o comportamento dos atletas e técnicos frente a inúmeras situações. “O sistema possibilita o levantamento e diagnóstico de necessidades a serem cumpridas nas linhas de liderança, motivação e gerenciamento, já que todo o processo envolve a combinação de todos os fatores de ordem social e psicológica”, conclui.

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