ISSN 2359-5191

03/12/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 112 - Educação - Centro de Práticas Esportivas
USP realiza torneio brasileiro interuniversidades de ginástica olímpica

São Paulo (AUN - USP) - O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) realiza, no dia 28 de novembro, o “29º Torneio Brasileiro Interuniversidades de Ginástica Olímpica”. O evento, coordenado pelo professor de ginástica olímpíca, Leandro Romualdo, acontece no módulo 6 do Cepeusp, às 10h30, e é aberto a todos que quiserem assistir.

Participarão do torneio, alunos e professores (de ambos os sexos) de universidades privadas e públicas do Brasil, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 20 por pessoa ou de R$ 100 por equipe (de cinco a seis competidores). Até o momento, nenhuma universidade estrangeira se inscreveu. Três equipes - duas masculinas e uma feminina – devem representar a Universidade de São Paulo nesse torneio.

A ideia do evento não é criar um clima de competição, mas sim incentivar a prática esportiva. Atletas de todos os níveis são reunidos num mesmo espaço como forma de integração da comunidade universitária por meio da ginástica olímpica. Calcado em seus mais de 30 anos de Cepeusp e contato com pessoas de diversas idades, o professor Leandro conta que muitas pessoas têm dificuldade de levar a ginástica como uma atividade complementar em seus cotidianos. Principalmente, quando ingressam na universidade, a dificuldade de arrumar um tempinho para treinar parece aumentar, diz o professor que milita para reverter esse quadro.

No torneio, as provas são disputadas em diversos aparelhos: seis masculinos (solo, cavalo com arções, argolas, salto sobre a mesa, paralela simétrica e barra fixa) e quatro femininos (salto sobre a mesa paralela assimétrica, trave de equilíbrio e solo). O atleta também pode escolher o nível de dificuldade do movimento para cada um desses aparelhos.

Apesar do ambiente teoricamente competitivo, o torneio busca prestigiar todos os participantes. São três categorias de premiação para ambos os sexos: individual geral, individual por aparelho e por equipes. Todas as equipes receberão certificados de participação, como forma de valorizar esse trabalho mais coletivo. “A gente valoriza o trabalho em equipe, esse é o nosso relativo sucesso”, completa o professor.

Leia também...

Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br