ISSN 2359-5191

30/08/2002 - Ano: 35 - Edição Nº: 15 - Ciência e Tecnologia - Hospital Universitário
Professor desenvolve robô cirúrgico

São Paulo (AUN - USP) - O engenheiro naval Toshi Ichi Tachibana, professor da Escola Politécnica da USP, está desenvolvendo o projeto de um robô para ser usado em operações cirúrgicas comandado pela fala do médico. Será a primeira máquina desse tipo a ser construída com tecnologia brasileira.

A primeira fase, a construção do braço mecânico, já foi realizada, e de acordo com as pesquisas, os primeiros modelos atuarão na cirurgia de laparoscopia, Os responsáveis serão os alunos de pós-graduação de mecatrônica da Poli, e o beneficiado será o Hospital Universitário da USP (HU), que já tem uma sala reservada para os futuros ajudantes.

O docente já tem um histórico no HU. Supervisionou toda a reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de pediatria do hospital, e pretende encaminhar estagiários da Poli para trabalhar na manutenção dos equipamentos. A reestruturação da UTI, que funciona há dez anos, custou R$ 1,1 milhão, entre reformas físicas e aquisição de aparelhos, equipamentos de monitoração de última geração.

Tachibana julga necessário o treinamento de funcionários e estagiários da área de saúde para manusear os aparelhos. Cada monitor está acoplado a um leito, e todos em rede conectados a uma central. Informações sobre o paciente podem ser adicionadas e controladas de qualquer um dos computadores, e qualquer anomalia nos sinais vitais dispara um alarme na central. Além dos 16 leitos prontos para entrar em operação, outros quatro aguardam os últimos equipamentos.

Outro diferencial da unidade pediátrica é o fator humano. Ela dispõe de banheiros para banho e distância suficiente entre os leitos para colocação de poltronas: uma preocupação em facilitar a estada do acompanhante. A concepção do espaço já foi idealizada pensando no bem-estar dos pais dos pequenos pacientes, cuja presença, segundo o diretor da pediatria, é “fundamental na recuperação das crianças”.

O doutor Alfredo Elias Gilio se entusiasma ao dizer que, através de conceitos como esse, o hospital segue a tendência recente de humanização da medicina, um esforço no sentido de aprimorar não só a técnica, mas principalmente a qualidade das relações humanas. Um exemplo de como esses dois fatores podem andar juntos, e com muito sucesso, é a união dos projetos ousados do professor Tachibana com a sensibilidade dos médicos do hospital. Em menos de 24 horas, as oito crianças internadas temporariamente no segundo andar já poderão atestar os benefícios dessa aliança.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br