ISSN 2359-5191

17/02/2012 - Ano: 45 - Edição Nº: 13 - Educação - Hospital Universitário
Medidas de prevenção de quedas para idosos é tema de curso no Hospital Universitário

São Paulo (AUN - USP) - O Hospital Universitário da Universidade de São Paulo está oferecendo um curso voltado para cuidadores de idosos, com o objetivo de prevenir quedas e fornecer informações que auxiliem no trabalho das pessoas que acompanham idosos no dia a dia.

A inscrição para o curso “Cuidado com o idoso na prevenção de quedas” está aberta até o dia 14 de março, ou até o encerramento das vagas. São ao todo 48 vagas, e a inscrição custa R$30.

O curso será ministrado por docentes e médicos do Hospital Universitário no dia 24 de março, das 8h às 16h30. Os participantes receberão certificado de participação e apostilas com os conteúdos do curso. Entre os pontos abordados, estão “Processo de Envelhecimento: Orientações básicas para uma consulta de qualidade”, “Exercícios Físicos para a prevenção de quedas”, “O uso de bengala, muletas e andador” e “Medicamentos podem causar quedas: evite esse risco”.

Quedas de idosos e eventuais fraturas já tomaram aspecto de epidemia no Brasil. Só em 2009, mais de R$ 81 milhões foram gastos pelo SUS em internação e medicamentos para tratar idosos que se acidentaram. Elas podem ser causadas por perda de visão, audição, uso inadequado de medicamentos, perda de força nos membros inferiores, entre outras. A recomendação é que o idoso ou seu cuidador informe ao médico sobre qualquer queda nos últimos seis meses, de forma a auxiliar o tratamento preventivo de novos acidentes.

Entre os responsáveis pelo curso, está a enfermeira Márcia de Souza Campos. Ela, que é especialista no cuidado com o idoso (Gerontologia), conta que o curso reúne diversos especialistas do Hospital Universitário, como médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, educadores físicos, terapeutas educacionais e farmacêuticos.

O Hospital Universitário mantém ainda um portal com notícias e publicações voltadas para o bem-estar do idoso. Ele pode ser acessado no endereço: http://www2.hu.usp.br/noticias-dicas-terceira-idade/.

As inscrições para o curso podem ser realizadas até o dia 14 de março, ou até o fim das vagas. Para isso, basta acessar o endereço e preencher a ficha de inscrição: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dF9lN09uWXpKY0Y2alN4RzQ0QlByOFE6MA#gid=0. Mais informações podem ser obtidas com o Hospital Universitário, no telefone (11) 3091-9200.

Leia também...

Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br