ISSN 2359-5191

15/06/2012 - Ano: 45 - Edição Nº: 44 - Ciência e Tecnologia - Instituto Oceanográfico
Um exemplar da Science on a Sphere é a mais nova aquisição do museu do IO

São Paulo (AUN - USP) - O Instituto de Oceanografia da USP inaugurou, no dia 28 de maio, durante a semana de comemoração dos seus 40+10 (40 anos da pós-graduação e 10 da graduação), a mais nova atração de seu museu: a Science on a Sphere, ou “Ciência em Uma Esfera”, uma ferramenta educacional desenvolvida pela Agência Americana de Oceanos e Atmosfera (NOAA), que tem a função de ilustrar o planeta Terra e seus diferentes fenômenos, de forma dinâmica, para públicos de todas as idades.

A esfera consiste em um globo de policarbonato envolto por látex, no qual são projetadas imagens animadas ou vídeos de fenômenos oceanográficos, atmosféricos, geológicos e ecológicos, a partir de quatro projetores sincronizados por um computador, que recebe atualizações constantes das suas bases de dados e tem mais de 500 projeções diferentes. Ainda é possível também que os próprios professores e pesquisadores do IO adicionem ao sistema suas próprias projeções, contendo informações sobre suas pesquisas recentes e seus resultados. Embora o programa de funcionamento da ferramenta seja complexo, ela é muito fácil de ser operada. Sua instalação, no entanto, requer muita atenção e deve ser feita em um local apropriado, levando-se em consideração cada detalhe, como altura e a distância das hastes nas quais ficam presos os projetores, por exemplo. Isso é necessário para que haja precisão nas projeções.

A aquisição da esfera foi possível, a partir da iniciativa do professor Dr. Michel Michaelovich de Mahiques, diretor do Instituto, que em viagem aos Estados Unidos, foi apresentado a essa nova ferramenta de ensino e pesquisa, e percebeu que ela poderia facilitar muito a explicação e o entendimento de alguns assuntos discutidos em sala de aula, como o movimento de placas tectônicas e correntes marinhas, tanto para alunos do próprio IO quanto para alunos de colégio, que anteriormente só encontravam referências visuais em ilustrações de livros-texto. “A esfera torna o ensino muito mais dinâmico e interativo”, diz Fabiano Attolini, biólogo e funcionário do Museu do IO. Levando esses pontos em consideração, foi iniciado o processo de encomenda e instalação de um exemplar da esfera no Museu do IOUSP, tornando-se o primeiro no Hemisfério Sul a adquirir uma.

O Museu do IOUSP encontra-se aberto à visitação, de terça a sexta-feira, das 9 horas às 11h30 e das 12h30 às 16h30, e o sistema pode ser utilizado pelos docentes da Universidade de São Paulo, para o oferecimento aulas, mediante agendamento prévio.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br