ISSN 2359-5191

22/11/2012 - Ano: 45 - Edição Nº: 114 - Educação - Escola de Comunicações e Artes
Encontro na ECA visa conciliar reflexões sobre a prática de tradução com a linguagem midiática

São Paulo (AUN - USP) - No dia 13 de novembro, a partir das 9h40, ocorreu no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP a I Jornada Intergrupos de Comunicação e Cultura. A iniciativa vem dos grupos de pesquisaEstudos da Linguagem: Práticas Midiáticas (Midiato) da ECA eTradução e Cultura (Trac) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O objetivo do encontro é criar uma oportunidade para intercâmbios de informações entre questões relacionadas à tradução de significados e reflexões sobre discurso e linguagem na produção midiática. O grupo Midiato é coordenado pelas professoras Mayra Rodrigues Gomes e Rosana de Lima Soares e o grupo Trac, pelas professoras Meta Elisabeth Zipser e Maria José Roslindo Damiani Costa.

Entre os trabalhos do Grupo Trac apresentados, havia uma reflexão a respeito do trabalho da tradução, na tentativa de implementar o conceito de “tradução cultural”, ou seja, ultrapassar a barreira imposta pelo sentido literal das traduções e adaptar termos para uma assimilação de sentido similar à intenção original do autor. Diversos meios nos quais a tradução acontece estão sendo utilizados como ferramenta de trabalho: desde histórias em quadrinhos, como no caso da publicação argentina “Maitena”, até nos trabalhos de ciências humanas publicados em português e inglês no Scielo, site responsável por publicar revistas científicas padronizadas para divulgação nos meios acadêmicos.

O grupo Midiato apresentou, entre outros trabalhos, um projeto que faz um levantamento de palavras ou trechos censurados em peças teatrais e a atualização de sentido a qual esses termos censurados estão sujeitos hoje em dia, numa comparação com a utilização destes em reportagens atuais. Também há uma pesquisa que observa a transformação do telespectador de novelas conforme a evolução destas ficções desde a década de 1950 no Brasil, o que envolve a inserção de questionamentos sociais até a influência da internet nas narrativas televisivas. Ainda, um outro doutorado investiga a utilização dos chamados “padrões de escrita” jornalística em revistas brasileiras desde 1940.

Os assuntos levantados em toda Jornada podem ser conferidos na revista produzida para o evento http://issuu.com/grasifh/docs/caderno_de_resumo_usp_-_ufsc/1#share. Para conhecer mais do grupo Midiato, o site http://midiato.wordpress.com/ pode ajudar com informações sobre os membros e também próximos eventos organizados. Já o site do grupo Trac é https://sites.google.com/site/traducaoecultura/, no qual os interessados podem entrar em contato com os responsáveis pelas pesquisas.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br