ISSN 2359-5191

13/12/2012 - Ano: 45 - Edição Nº: 130 - Saúde - Hospital das Clínicas
Equipe de dermatologia alerta riscos da exposição ao sol em crianças

São Paulo (AUN - USP) - A Clínica de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP) alerta riscos futuros causados pela exposição excessiva ao sol na infância. Segundo o médico Paulo Ricardo Criado, crianças expostas à luz solar de forma intensa e inadequada correm riscos de desenvolver câncer de pele na adolescência ou fase adulta.

A clínica aconselha que pais e familiares redobrem a atenção. “As crianças passam grande parte do seu tempo diário em ambientes externos e, conseqüentemente, expostas ao sol”, comenta. O médico ainda explica que os efeitos da Radiação Ultravioleta (UV) excessiva, ao longo dos anos, poderão comprometer de maneira negativa o futuro dessas crianças.

A relação entre a exposição solar acumulativa e o desenvolvimento de carcinomas cutâneos é muito claro para os profissionais da dermatologia. A relação entre queimaduras solares e o melanoma, câncer de pele mais agressivo, também se mostra ainda mais presente e acentuada.

A proteção solar deve fazer parte do cotidiano das pessoas e, principalmente, das crianças. O uso de filtros solares, chapéus, bonés e roupas adequadas não devem se restringir apenas ao ambiente de praia ou piscina. Esse hábito faz parte de medidas de segurança para a prevenção da doença em qualquer localização.

Uma dica de prática que pode auxiliar os pais a identificarem o momento em que a criança deve evitar o sol é a “regra da sombra”. O sol se apresenta mais danoso quanto menor for a sombra da criança em relação à sua altura. O risco se apresenta menor quando o tamanho da sombra for maior, concluiu o dermatologista do HC.

Recomenda-se não tomar sol entre 10h e 16h, intervalo de horário no qual é grande a incidência dos raios ultravioletas. No entanto, é preciso ficar atento ao horário de verão e nos cuidados com peles mais sensíveis ao sol e a alimentação saudável.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br