ISSN 2359-5191

21/12/2012 - Ano: 45 - Edição Nº: 138 - Educação - Instituto de Psicologia
Palestra na Psicologia aborda estudos sobre aspectos físicos considerados atraentes no homens

São Paulo (AUN - USP) - Muitos estudos sobre o tipo de mulher que os homens preferem e características que tornam uma mulher bonita já foram conduzidos, mas foi justamente a pouca quantidade de pesquisas sobre as preferências das mulheres e que tipo de homem elas consideram fisicamente atraentes que motivou o tcheco, Vít Třebický, a desenvolver seu TCC e sua tese de mestrado sobre o assunto.

Dia 29 de novembro de 2012, ocorreu no auditório do prédio B da Psicologia, uma palestra ministrada por Třebický, intitulada:Selected aspects of human male physical attractiveness, que foi um trabalho realizado por ele, após ter percebido que há uma lacuna nas poucas pesquisas feitas sobre o assunto, anteriormente, que apresentou seus resultados e, buscou entender e criticar, de uma perpectiva evolucionista, as suas conclusões sobre porquê de as mulheres serem atraídas por determinados atributos físicos.

De acordo com o tcheco, pesquisas recentes apontam que a atratividade física tem grande importância no nosso dia a dia. “As pessoas são tratadas de maneira diferente, a partir de sua boa ou má aparência física. De um ponto de vista evolucionário, a boa aparência é um fator-chave que a mulher costuma levar muito em consideração, ao procurar um parceiro, já que isso pode ser indicativo sua boa genética”, comenta o tcheco. Estudos também mostram que o tipo físico masculino que mais agrada as mulheres é o de homens com muita massa muscular e que têm o tronco em forma de “v”, uma vez que isso pode ser um indicativo de aptidão física e boa saúde, características poderiam ser herdadas, mais tarde, por um filho, por exemplo.

Durante a palestra, Třebický destacou e discutiu as bases teóricas das pesquisas sobre atratividade física, de perspectiva evolucionista e a abordagem adaptacionista, o conceito de comunicação na evolução biológica e quais traços físicos masculinos são, mais comumente, focos de pesquisa, como altura, pelos, formato do corpo, genitália, entre outros. Contudo, os estudos feitos anteriormente não tiveram uma conclusão concreta, devido insuficiência de bases teóricas e métodos de pesquisa empregados.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br