ISSN 2359-5191

16/04/2013 - Ano: 46 - Edição Nº: 6 - Ciência e Tecnologia - Instituto de Ciências Biomédicas
Semana debate Inovação e Pesquisa no campo das biológicas
Com intenção de disseminar e aumentar o interesse do estudante pela pesquisa, evento começa na próxima segunda no ICB

Divulgando a produção científica e inovações dos campos da biologia, começa no dia 22 de abril, no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), a II Semana de Inovações Biológicas e Biotécnológicas Aplicadas à Saúde (SIBBAS). Organizado por alunos de diversos anos, e até mesmo formados, do curso de Ciências Fundamentais para a Saúde, a semana tem como objetivo aproximar da pesquisa os estudantes de todo o  Brasil e divulgar a graduação de Ciências Fundamentais para Saúde.

Com o sucesso alcançado pela edição do ano passado, os alunos decidiram continuar com o evento. Segunda Mira Melke, aluna do segundo ano, assim como na edição passada, muitos inscritos são de fora da USP e até mesmo do Estado de São Paulo, principalmente de universidades particulares. A divulgação, que se deu principalmente pela internet, conseguiu atingir bom público, até o momento, cerca de 250 pessoas já se inscreveram e são esperadas por volta de 300.

A semana contará com palestras e cursos de diversas áreas da biologia, que serão ministrados por grandes nomes do assunto tanto da USP quanto de outras universidades brasileiras, como a Unifesp, a UFRJ, o IFSC e a UFRRJ. O evento se encerrará com uma mesa redonda discutindo o papel da universidade na inovação. Nessa mesa estarão Manoel Barral Neto, da CNPq, Flavia do Prado Vicentin, do Inovação USP e o professor Luís Carlos de Souza Ferreira, do ICB. Segundo Luís Carlos, estamos mal preparados para lidar com a questão [da inovação] junto aos estudantes que ingressam nos nossos quadros. Por outro lado, há esperanças, tanto pelas sinalizações positivas em relação à administração central como pela contribuição de estudantes que, pela determinação e coragem, nos dão belos exemplos da capacidade de inovar e empreender.

Ciências Fundamentais para a Saúde

De acordo com a descrição oficial da carreira, o curso de Ciências Fundamentais para a Saúde foi criado em 2005 visando formar bacharéis com vocação para pesquisa e ensino superior nas ciências fundamentais para a saúde humana e animal. Um dos diferenciais do curso é a diversidade curricular, uma vez que os alunos cursam disciplinas próprias do ICB e de áreas afins em outras unidades da USP. “A gente interage muito com os outros cursos, o que eu acho bom, porque você vai tendo contato com outras formas de pensar, com outras pessoas”, conta Magna Magalhães, formada em Ciências Fundamentais para a Saúde e aluna de mestrado da USP. Além disso, ao entrarem, cada aluno é indicado a um professor tutor, que o acompanhará ao longo da graduação.

Os alunos também podem escolher um campo de investigação científica para desenvolverem durante o curso e estagiar nos laboratórios do ICB, orientados por um especialista no assunto. O discente também participa de seminários, reuniões científicas, discussões em grupo, congressos científicos, algumas disciplinas da pós-graduação e ainda  tem grande possibilidade de realizar intercâmbio com universidades estrangeiras. Com essa mobilidade, o currículo de cada um é direcionado por sua área de interesse, conta a aluna Marcela Teatin: “a gente [Marcela e Mira] está no segundo ano, mas só tem uma matéria que fazemos juntas”.

Diferente da maioria dos cursos da USP, neste, a admissão não é por meio do vestibular. Qualquer aluno regularmente matriculado em um curso da USP pode participar do processo de seleção, que conta com uma prova escrita e uma entrevista. São 10 vagas anuais (podendo ou não serem preenchidas) e as inscrições são abertas sempre no segundo semestre do ano.

Programação

A  II Semana de Inovações Biológicas e Biotécnológicas Aplicadas à Saúde (SIBBAS) acontece de 22 a 26 de abril no Auditório “Luiz Rachid Trabulsi” (ICB III). O ciclo de palestras e cada curso custam vinte reais. As inscrições podem ser feitas até a data do evento neste link. No mesmo link também é possível encontrar a programação completa e seus respectivos palestrantes.


Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br