ISSN 2359-5191

22/04/2014 - Ano: 47 - Edição Nº: 4 - Arte e Cultura - Museu de Arte Contemporânea
Exposição discute a diversificada obra de Rafael França e sua relação com a USP
MAC apresenta exposição de artista graduado pela USP
André Godoy/Divulgação

A trajetória do artista gaúcho Rafael França apesar de breve, foi muito produtiva e diversificada, é o que afirma Helouise Costa, curadora da exposição “Rafael França: Entre Mídias”, que, desde o último dia 15 de março, na nova sede do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP), apresenta um recorte inédito da obra de França.

Formado junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA USP, o artista manteve um significativo laço entre seu trabalho e a universidade. Devido a isso, um grande conjunto de obras de Rafael França e de seu arquivo pessoal foram doados ao MAC USP em 1993, incumbindo o museu de documentar e catalogar suas produções, além de organizar o arquivo pessoal de França.

O artista morreu precocemente, aos 33 anos, decorrente de complicações causadas pelo vírus da AIDS. No entanto, França é visto como um artista de vanguarda, sobretudo na utilização de novas mídias em suas produções. O artista, durante sua breve trajetória, transitou pelo desenho, gravura, fotografia, xerox, intervenções fotográficas e urbanas, montagens e vídeo instalações.

A exposição, sobretudo, ressalta a estreita relação entre França e a USP, para a qual França manifestou sua vontade de doar, ao final da vida, sua coleção de livros e vídeos (para a biblioteca da Escola de Comunicações e Artes e para o MAC USP, respectivamente). Visto isso, trata-se de um recorte inédito, que, segundo Helouise Costa ”busca lançar foco sobre as experimentações realizadas por Rafael França no campo do fotográfico e sobre as possíveis relações destas com o restante de sua produção.”

Dentre as obras expostas estão montagens fotográficas, obras em xerox, gravuras e vídeos. A respeito da escolha das obras, a curadora da exposição as justifica como uma tentativa de evidenciar a capacidade de França para transitar por diversas plataformas, tendo na fotografia um importante ponto de partida: a imagem fotográfica não tinha existência autônoma para o artista e colocava-se, sobretudo, como elemento de ligação e/ou passagem entre as diferentes mídias com as quais ele trabalhou.

A exposição “Rafael França: entre mídias” está na nova sede do MAC USP, na Av. Pedro Álvares Cabral nº1301, às terças das 10 às 21 horas, e de quarta à domingo das 10 às 18 horas.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br