ISSN 2359-5191

04/08/2014 - Ano: 47 - Edição Nº: 40 - Arte e Cultura - Museu de Arte Contemporânea
Trajetória de Vânia Mignone é tema de exposição no MAC
Museu da USP faz retrospecto de carreira da artista
Desenhar é começar a trabalhar, Vânia Mignone

Ao longo do seus 20 anos de carreira, a artista Vânia Mignone construiu limiares muito sólidos a respeito de sua obra. Além de uma celebração de seu trabalho, a exposição inaugurada em abril de 2014 na nova sede do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), preocupa-se em acentuar a constituição de um repertório singular de temas e elementos e a passagem que a artista faz da gravura - e colagem - em pequeno formato à pintura de grande formato.

A curadoria da exposição Vânia Mignone. Cenários., porém, não tem na cronologia das cinquenta e oito obras um ponto de debate. Segundo Tadeu Chiarelli, diretor do MAC: "Mesmo enfatizando sua produção mais recente, a exposição prescinde de oferecer uma visão panorâmica dessas duas décadas de atuação profissional de Mignone." Trata-se, portanto, de uma obsevação do trabalho de Vânia ao longo dos anos, sobretudo de sua evolução.

Mignone tem formação em publicidade e prática de dança contemporânea, no entanto optou pelas artes visuais graduando-se pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Durante sua formação executou obras em xilogravura sob a orientação de Marco Buti. Durante a década de 1990 Mignone dedicava-se a colagens e cenas construídas sobre papel-arroz, no entanto, com o ganho de força da pintura no meio artístico, teve sua produção influenciada.

O que é perceptível na visita à exposição é que Vânia entende a pintura como uma continuação de todas as plataformas que já utilizou. A repetitiva combinação de técnicas é um elemento comum das obras expostas, além da constante criação de objetos, cenas e personagens, que segundo Ana Magalhães, curadora da mostra: (os elementos sugeridos por Mignone) "parecem ter sido tirados de outdoors publicitários, cenas de filmes ou do circo, mas que habitam outro mundo, de palavras não ditas, episódios interrompidos, como pequenos enigmas cotidianos".

Apesar da consolidada carreira, a exposição do MAC é um excelente oportunidade para a apresentação do universo da artista, complementa Magalhães: "O nome de Vânia Mignone surgiu nas grandes exposições de arte contemporânea brasileira há precisamente 20 anos. Desde então, vem realizando exposições no Brasil e no exterior. O que propomos aqui é um panorama de seu trabalho ao longo de duas décadas."

Vânia Mignone. Cenários. ficará exposta até 30 de Novembro na nova sede do MAC. (Av. Pedro Álvares Cabral, 1301). O museu fica aberto às terças das 10 às 21; quartas a domingo, 10 às 18 horas; fecha às segundas. Telefone: (11) 2648-0258. Site: www.mac.usp.br.

Leia também...

Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br