ISSN 2359-5191

28/08/2014 - Ano: 47 - Edição Nº: 47 - Arte e Cultura - Museu de Arte Contemporânea
Após 30 anos, Pintura como Meio ganha reedição no MAC
Exposição elaborada por cinco artistas e Aracy Amaral se reapresenta consolidada três décadas depois.
Ciro Cozzolino: O Pato Despedaçado pelo Amor de Margarida (2010)

Em agosto de 1983, sob a direção da então curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), Aracy Amaral, um grupo de 5 jovens apresentava no terceiro andar do Pavilhão da Bienal a exposição Pintura como Meio. A partir de uma iniciativa dos artistas, não se tratava da anunciação de um movimento artístico, ou a proposição de uma vanguarda, mas o interesse comum à pintura e o compartilhamento de todos à uma mesma geração.

Pouco mais de três décadas mais tarde, coube a Kátia Canton o desafio de reorganizar um importante momento da arte contemporânea brasileira. Dessa vez a exposição acontece no prédio do MAC Ibirapuera, e apresenta obras dos mesmos 5 artistas: Ciro Cozzolino, Sergio Romagnolo, Ana Maria Tavares, Leda Catunda e Sérgio Niculitcheff.

Entre as duas exposições há coincidências. Apesar da evidente consolidação de cada um deles no cenário das artes plásticas, a liberdade de produção e a diversidade de temáticas e técnicas é perceptível em Pintura como Meio: 30 anos depois. Segundo Kátia: "Pintura como Meio (1983) não consolidou um estilo ou um grupo propriamente dito, já que cada um dos cinco artistas manifestava um jeito próprio de entender a pintura. As singularidades entre eles se traduzem no trajeto aqui exposto de cada um, dos anos 1980 aos dias atuais".

Dentre as obras escolhidas para compor a exposição estão pinturas de todas as décadas compreendidas entre os dois momentos de Pintura como Meio. Essa contraposição de momentos de cada um dos artistas tem como objetivo refletir o desenvolvimento e a prospecção da pintura brasileira pós Ditadura Militar.

A exposição de 1983, além de tudo, é notada por muitos como a primeira de muitas mostras que consolidaram o panorama artístico brasileiro em relação a sua pintura, refletindo uma tendência mundial. Para todos os efeitos, Pintura como Meio: 30 anos depois é uma celebração de trajetórias concretas, como finaliza Kátia Canton: "Com obras pertencentes à mostra de 1983, até trabalhos atuais, a exposição homenageia esses cinco grandes artistas e sua primeira curadora, Aracy Amaral, que possuiu a visão de dar corpo a uma ideia visionária."

Pintura como Meio: 30 anos depois exposta no MAC USP Ibirapuera até 24 de agosto. Av. Pedro Álvares Cabral, 1301, São Paulo. Telefone: (11) 2648 - 0258. Horários: Terça das 10 às 21; Quarta a domingo, 10 às 18 horas; Segundas: fechado. Site: www.mac.usp.br.


Leia também...

Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br