ISSN 2359-5191

29/08/2014 - Ano: 47 - Edição Nº: 48 - Arte e Cultura - Paço das Artes
Obras inéditas de Francis Bacon expostas no Paço das Artes
Italian Drawings, série de desenhos do artista irlandês, está sendo exposta ao redor do planeta
Temáticas religiosas foram abordadas na série de desenhos.

Nos anos de 1980, o artista irlandês Francis Bacon já era um septuagenário, e consequentemente, um artista com uma longa trajetória. A obra de Bacon é tão complexa quanto diversificada, transitando por várias plataformas e temáticas. No entanto, na série de desenhos Italian Drawings o artista retoma técnicas e temáticas do início de sua carreira, nos anos 50.

A mostra que será inaugurada no dia 16 de julho é uma ação da produtora Mega Cultural e patrocínio da operadora de TV por assinatura Sky. Com curadoria de Monika Burian e Serena Baccaglini, a exposição tem 43 obras em preto e branco e em cor, desenhadas a lápis e de tamanhos variados que foram oferecidas pelo artista como um presente ao seu último companheiro,  o jornalista italiano Cristiano Lovatelli-Ravarino.

As obras de Italian Drawings fora mantidas em sigilo por Lovatelli-Ravarino até o início dos anos 2000, e segundo Priscila Arantes, diretora do Paço das Artes, “é importante exibir esta série de desenhos de Francis Bacon pelo ineditismo das obras, por ser um tipo de produção artística que problematiza questões do mundo contemporâneo, e por apresentar um novo olhar à obra do artista”.

Bacon é um artista ainda estudado e reconhecidamente valioso, no entanto, diferentemente de outras exposições já realizadas sobre ele, Italian Drawings apresenta uma faceta quase que desconhecida do artista, talvez uma produção quase que recreativa, já que disse em diversos momentos que havia parado de desenhar no início dos anos 60. Trata-se, portanto, de uma chance valiosa do visitante ver um lado quase inexplorado de um dos grandes artistas do século passado.

Os desenhos de Italian Drawings participaram de mostras semelhantes na Itália, Argentina, Chile, Portugal, México, Alemanha, República Tcheca, Taiwan e Inglaterra, e ficarão expostos no Paço das Artes até 07 de Setembro.


Serviço:

Paço das Artes: Avenida da Universidade, 1. Telefone: 3814-4832. Horários: 3ª a 6ª, 10 h às 19 h; sábado e domingo, 12h30 às 17h30. Entrada gratuita.


Leia também...

Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br