ISSN 2359-5191

15/10/2014 - Ano: 47 - Edição Nº: 71 - Meio Ambiente - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Desenvolvimento portuário aumenta enfermidades em baleias-jubarte no Brasil
Embarcações e falta de saneamento vêm lesando população destes animais desde a proibição de sua caça comercial no Brasil.

A população de baleias-jubarte vem se recuperando na costa brasileira desde a proibição da caça comercial em 1987. Com a população maior, aumenta-se as formas de contato que lesa estes animais. Kátia Groch da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP estudou as patologias nestes animais originárias devido à ação humana.

Através de fotografias, foi possível documentar um aumento de lesões cutâneas causadas por colisões com hélices e embarcações, além das influências que o desenvolvimento portuário e a exploração de petróleo costeiro trouxeram às áreas de reprodução e migração destes animais.

A procura por estas patologias tem com o objetivo mensurar a influência humana no habitat destes animais, além de desenvolver método pra combatê-las. Animais encalhados são usados para estudos mais aprofundados.

Em 2006, a população de baleias-jubarte foi registrada em 27% do seu tamanho original, esta chegou a atingir os 2% antes da proibição da caça comercial. O estudo também evidenciou o aumento da chamada doença da tatuagem (causada por poxvírus), geralmente relacionada por questões de poluição e depressão do animal.

Outro distúrbio observou-se na população de gaivotas da região costeira, que passaram a alimentar-se da gordura da pele de baleias que estão próximas à costa para reprodução. Tal distúrbio pode ser creditado à falta de saneamento nestas regiões, que levou ao acúmulo de lixo, causando o aumento da população das aves. Não se sabe como as aves aprenderam a atacar e alimentar-se da pele das baleias.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br