ISSN 2359-5191

17/10/2014 - Ano: 47 - Edição Nº: 72 - Saúde - Hospital das Clínicas
Hospital das Clínicas comemora Dia Mundial da Alimentação
Programa Meu Prato Saudável realizou ação no complexo do HC, para orientar sobre nutrição.
Através de "restaurantes virtuais", pacientes receberam orientação nutricional. Foto: Amanda Manara

Dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação, e para comemorar essa data, o Hospital das Clínicas realizou em seu complexo uma ação do programa Meu Prato Saudável. Trata-se de um modelo nutricional que serve como referência para uma alimentação saudável nas principais refeições do dia, com o objetivo de permitir a identificação dos ingredientes e quantidades adequadas, para manter uma nutrição correta e balanceada. Ao todo foram nove pontos de orientação, onde os pacientes puderam se informar e receber orientações sobre alimentação saudável, calcular seu Índice de Massa Corporal, e ainda ganhar brindes para tornar a alimentação mais saborosa.

A ação teve como objetivo orientar as pessoas a terem refeições saudáveis, de acordo com a combinação de ingredientes para a montagem dos pratos. Durante o evento, as pessoas recebiam orientação sobre quantidades e como combinar os alimentos e, depois, podiam tentar montar sua refeição em um “restaurante virtual” , sob a supervisão de uma nutricionista. De acordo com a diretora da Divisão de Nutrição do Instituto Central do Hospital das Clínicas, Denise Evazian, o prato ideal para uma refeição como almoço ou jantar, por exemplo, contém vegetais crus e cozidos preenchendo metade do prato, a outra metade, com ¼ de carboidratos (arroz, massas, batatas, entre outros), e o restante dividido entre uma porção de proteína animal (carne, frango ou peixe), e uma porção de proteína vegetal (feijão, grão-de-bico, soja, lentilha).

 De acordo com Denise, a ação é importante porque consegue atingir um grande público – ano passado foram cerca de 2000 pessoas orientadas em um dia – e trazer essa conscientização que é fundamental atualmente, visto que a alimentação de 90% dos brasileiros é rica em produtos calóricos e de baixo teor nutritivo. O consumo de frutas também é muito inferior ao padrão preconizado pela Organização Mundial de Saúde, sendo que nem 10% da população consome os 400 gramas recomendados diariamente. O evento já acontece há três anos sob a organização do Hospital das Clínicas, em parceria com o Meu Prato Saudável e a agência de comunicação LatinMed.

Além das mesas de orientação em oito pontos do complexo do Hospital das Clínicas, como os Institutos do Coração, Central, da Criança, de Ortopedia e Traumatologia, de Psiquiatria, de Medicina Física e Reabilitação, do Câncer e Hospital Auxiliar de Suzano, o evento contou com ações do programa Agita São Paulo, alertando sobre a importância da realização de atividades físicas regulares, que previnem e reduzem os efeitos de doenças crônicas como obesidade, pressão alta, diabetes e doenças do coração.

 A ação teve também, no Instituto da Criança, o trabalho de conscientização de pais e filhos para se ter uma alimentação saudável desde cedo. O Meu Pratinho Saudável ensinou as crianças a se alimentarem bem, de maneira divertida e aproveitou para alertar sobre os perigos do sobrepeso e da obesidade infantil, que atingem 39% das crianças brasileiras.

Leia também...

Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br