ISSN 2359-5191

05/03/2015 - Ano: 48 - Edição Nº: 17 - Arte e Cultura - Editora da USP
Livro lançado pela Edusp reúne textos e fotos em homenagem à José Mindlin

Lançado na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o livro A Loucura Mansa de José Mindlin, organizado por Plínio Martins Filho e Jacó Guinsburg, busca mostrar quem era o bibliófilo e homenageá-lo.

José Mindlin era um homem com um perfil muito diverso. Trabalhou como repórter no jornal O Estado de S. Paulo, se formou na Faculdade de Direito da USP, advogou por alguns anos e ainda fundou a empresa Metal Leve. Mesmo com tudo isso, sua principal característica é ter sido um homem que dedicou a vida aos livros e à leitura. Como um grande colecionador de livros, Mindlin possuía, aos 95 anos, aproximadamente 40 mil volumes, que doou para a Universidade de São Paulo em 2005 e que podem ser encontrados atualmente na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da USP. Seu amor e dedicação à literatura também fez com que fosse eleito membro da Academia Brasileira de Letras.

Segundo o professor Plínio Martins Filho, presidente da Editora da USP (Edusp) não havia melhor forma de homenagear alguém tão apaixonado por livros que através de um. Ele explica que na organização da obra ele e Guinsburg buscaram traçar o perfil do homem multicultural que Mindlin foi. Para isso juntaram diversos materiais, de modo que é possível encontrar no livro textos feitos por ele, por amigos, entrevistas, fotos e até um documentário, tudo organizado para mostrar o grande homem que Mindlin era e, assim, homenageá-lo.

Sua esposa, Guita Mindlin, também teve seu trabalho reconhecido. Criadora da Associação Brasileira de Encadernação e Restauração, ela era uma mulher que nutria forte paixão pela literatura, por encadernações e pelo restauro de livros antigos. Assim, como forma de deixar a obra ainda mais especial e de homenagear também a história de Guita, diversos encadernadores fizeram projetos gráficos para o livro, desenvolvendo para ele mais de 200 capas diferentes.

Plínio Martins Filho afirma que conviveu com Mindlin por cerca de 20 anos, na Edusp, e nutria grande admiração por ele. Por isso, decidiu que precisava homenageá-lo. Segundo o professor, Mindlin era um homem excepcional, que dedicou sua vida à cultura e à literatura, e, assim merecia ter um livro, objeto que tanto amou, feito em sua homenagem. Mais informações: www.edusp.com.br.


Confira o vídeo:

Leia também...

Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br