ISSN 2359-5191

11/05/2015 - Ano: 48 - Edição Nº: 33 - Ciência e Tecnologia - Instituto de Matemática e Estatística
Projeto utiliza aplicações de smart city para beneficiar mobilidade urbana
Professor da USP e professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desenvolvem trabalho em prol de melhorias sociais urbanas
A ilustração representa o conceito de smart city de maneira resumida. Ilustração: Fi-Ware.org

Smart city (ou cidade inteligente) é um conceito que classifica a tecnologia como responsável por oferecer melhorias sociais ao mitigar problemas desencadeados a partir do crescimento desproporcional das cidades. Segundo este raciocínio, uma cidade inteligente está apta a gerir seus recursos manuseando dispositivos inteligentes a fim de garantir eficiência.

Tendo em vista que a mobilidade é um dos fatores urbanos mais afetados com o crescimento populacional, exemplo do que ocorre na maioria das cidades brasileiras, o professor Marco Gerosa, do IME (Instituto de Matemática e Estatística da USP), em parceria com a professora Ana Paula Chaves, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, investigaram como a contribuição de sistemas colaborativos poderia resolver este problema.

No trabalho Using Collective Intelligence to Improve Urban Mobility in Smart Cities (utilizando inteligência coletiva para melhorar a mobilidade urbana em cidades inteligentes), Gerosa e Ana Paula desenvolveram tecnologias baseadas em inteligência coletiva para melhorar a mobilidade urbana dos moradores da cidade de São Paulo. Este trabalho resultou em 4 sistemas principais: o CollabRoute, que é uma ferramenta integrada ao Facebook e permite aos usuários a criação colaborativa de rotas que podem ser visualizadas e editadas por outros usuários (a rota pode ser compartilhada, receber comentários e curtidas); o Ubibus-Ocorrências, que serve como forma de registro de ocorrências pelos seus usuários. Através dele, problemas em linhas de ônibus são compartilhados em tempo real; o Sistema de Recomendação de Rotas, responsável por reunir informações e recomendações de rotas de ônibus para deficientes visuais considerando o nível de acessibilidade dos locais próximos às paradas de ônibus e; finalmente, o Smart Audio City Guide, que utiliza smartphones e mensagens de voz georreferenciadas para facilitar a mobilidade urbana de deficientes visuais.

Os sistemas são desenvolvidos a partir da colaboração de graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos e recebem financiamento do CNPq, RNP (Rede Nacional de Pesquisa) e da USP, por meio do NAP NaWEB (Núcleo de Apoio a Pesquisas em Ambientes Colaborativos na Web). Ainda que algumas dessas ferramentas estejam em estado de aperfeiçoamento, todas objetivam ser gratuitas. “Nossos sistemas ainda são protótipos. A maior parte deles foi testada por usuários reais e tiveram boa aceitação, especialmente o de recomendação para deficientes visuais. Com as recentes parcerias com empresas, poderemos fazer avaliações mais precisas da contribuição das aplicações”, comenta a professora Ana Paula.

O trabalho de Gerosa e Ana Paula foi apresentado em março de 2015 no CSCW (Cooperative Work and Social Computing), em Vancouver, no Canadá, durante um workshop do evento que abordava os desafios e pesquisas na América Latina. “O tema de smart city se enquadra bem nessa temática, pois a América Latina apresenta problemas urbanos específicos, além dos problemas gerais. O objetivo foi divulgar o que temos feito e obter feedback da comunidade internacional”, conta Gerosa.

A parceria dos professores perdurará em projetos futuros. Ana Paula e Gerosa objetivam generalizar os resultados e aplicá-los a outras características de smart city, de forma a favorecer o cidadão e sua relação com serviços públicos. “Agora, nosso trabalho está inserido no contexto de uma proposta grande juntando vários pesquisadores para abordar diversos aspectos das cidades inteligentes”, explica Gerosa.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br