ISSN 2359-5191

10/06/2015 - Ano: 48 - Edição Nº: 46 - Sociedade - Centro de Preservação Cultural
Caminhadas pelo Bixiga promovem um novo olhar sobre o bairro
Objetivo é sair do percurso cotidiano, feito às pressas e de forma programada, para dar lugar a um passeio livre que permita maior percepção da cidade
Cartaz de divulgação dos Itinerários Urbanos

O programa “Itinerários Urbanos – Caminhando pelo Bixiga” é uma iniciativa do CPC (Centro de Preservação Cultural) – Casa de Dona Yayá. O projeto vem sendo realizado desde o começo do primeiro semestre de 2015, sempre no último domingo de cada mês, e termina no final do mesmo. Através de caminhadas pela cidade, seu objetivo é estabelecer um espaço de troca entre os participantes a partir de um mote temático.

Nesse primeiro semestre, o recorte espacial escolhido foi o bairro do Bixiga, fazendo com que o grupo caminhe por esse lugar que se faz presente no cotidiano de diversas pessoas. Porém buscando dar um olhar diferente do usual, normalmente conduzido de forma programada e automática. É um convite a caminhar pela cidade com outro ritmo.

O especialista em laboratório do CPC, Gabriel Fernandes, conta que os Itinerários Urbanos são voltados à problematização do espaço urbano, de suas histórias, cenários e personagens por meio da realização de caminhadas pela cidade. O órgão é vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP e, portanto, sua missão é levar suas atividades para fora da universidade. Assim, “ao reunir em uma mesma atividade diferentes grupos - leigos e especialistas - e variados saberes sobre a cidade”, explica Gabriel, é inevitável que haja “momentos de troca e diálogo”. E isso se trata, efetivamente, de “ações de memória, as quais contribuem para a ampliação das discussões sobre a temática do patrimônio cultural, missão institucional do CPC”.

A potencialidade da caminhada como ferramenta de percepção da cidade é o principal enfoque do projeto. Gabriel conta que a origem disso é uma inquietação interna da equipe de profissionais do CPC “sobre temáticas como a deambulação urbana, a deriva, a paisagem, etc”. Além disso, deixa claro que os Itinerários Urbanos não pretendem ser uma exposição sobre o bairro do Bixiga, muito pelo contrário. A intenção é promover a interação com o espaço e as pessoas e entre os próprios visitantes.

Durante o percurso, os participantes são incentivados a registrar sua trajetória pelo bairro do Bixiga. Após a caminhada, voltam à Casa de Dona Yayá e compartilham suas experiências particulares. Ao final, produz-se coletivamente uma cartografia do bairro partindo das impressões e vivências de cada um.

Para participar, é necessário se inscrever previamente através de um formulário do CPC. A duração do percurso é de quatro horas, tendo início às 13h e fim às 17h. No próximo semestre, o mote temático dos Itinerários Urbanos será desenvolvido por pesquisadores externos ao CPC, tendo sempre relação com as atividades realizadas no local durante aquele período.

Leia também...

Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br