ISSN 2359-5191

28/03/2001 - Ano: 34 - Edição Nº: 02 - Educação - Faculdade de Odontologia
USP cria a primeira empresa júnior de odontologia

São Paulo (AUN - USP) - Começou a funcionar no último mês de março a clínica da Odonto Usp Jr., a primeira empresa júnior de odontologia no Brasil. A empresa foi fundada em outubro do ano passado, mas a idéia tinha surgido em abril, com uma conversa entre alunos da Faculdade de Odontologia da USP. "Eles achavam que faltava uma atividade diferente na faculdade, e então pensaram em empresa júnior", conta Patrícia Gava Mazzola, diretora de divulgação externa e aluna do terceiro ano.

Com o objetivo de dar aos alunos da graduação uma visão mais ampla e profissional de odontologia, a empresa também lhes oferece oportunidade de relacionar-se de modo mais próximo com pacientes e de ter maior contato com materiais e tecnologias ainda não disponíveis na faculdade. Os estudantes do último ano trabalham em clínica integrada, com orientação constante de professores "voluntários" e suporte de alunos dos primeiros anos.

No início foi planejado fazer projetos externos em escolas, creches, favelas e empresas. "Mas depois pensamos: ‘por que não fazer também uma clínica aqui na faculdade?’", conta Patrícia. Os próprios alunos reuniam-se em salas de aula periodicamente e cuidaram de toda a parte burocrática. Segundo Patrícia, foi um trabalho muito complicado, já que nenhum dos alunos tinha qualquer experiência com administração e documentação. "Queríamos ter tudo bem organizado por ser a primeira vez".

Com a documentação em ordem, baseada no Código de Ética do Movimento Empresa Júnior, foi dado o segundo passo. Espalhando cartazes pela faculdade, convocaram os alunos interessados em participar do projeto, dos quais, ao final, ficaram treze. Aos poucos, a empresa conquistou o apoio da maioria dos graduandos, professores, e da diretoria da faculdade, que cedeu o espaço onde atualmente se organiza a empresa. "Eles gostaram da idéia", comemora Patrícia.

Graças à ajuda de patrocínios a Odonto USP Jr. conseguiu equipamentos como computador, seis equipos, câmera de microfilmagem, anestesia eletrônica, além de materiais clínicos. Mas muito foi tirado dos próprios bolsos dos alunos. "Esperamos não depender tanto de patrocínios futuramente, e é para isso que as consultas estão sendo cobradas a 20 reais", diz Patrícia. A empresa não possui fins lucrativos, voltando todo o seu lucro para o próprio crescimento e melhoria.

Atualmente participam da empresa cerca de duzentos alunos, que trabalharão na clínica em diferentes épocas do ano. São atendidos em média 12 pacientes por dia. Cada um tem uma ficha com seus dados clínicos e pessoais, sua evolução e a descrição de todo tratamento que é realizado, desde palestras de orientação até procedimentos mais delicados, como restauração e canal. "Se tudo der certo, queremos ainda fazer próteses, aparelhos e trabalhos que envolvem laboratório. Mas ainda é um pouco cedo", diz Patrícia.

A Odonto USP Jr. fica na Av. Lineu Prestes, 2227, na própria Faculdade de Odontologia da USP. O telefone para informações é 3816-4163.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br