ISSN 2359-5191

17/11/2015 - Ano: 48 - Edição Nº: 111 - Arte e Cultura - Instituto de Estudos Brasileiros
Face musical e amorosa se entrelaçam em Mário de Andrade
Escritor alcança uma expressão maior de si mesmo através de seus poemas
Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP

Eu sou trezentos, sou trezentos-e-cinquenta. Esse primeiro verso do poema “Eu sou trezentos...”, de Mário de Andrade, confirma a figura múltipla que foi o escritor. E não apenas escritor: Mário atuou também nas áreas de música, estética, arquitetura, folclore brasileiro e artes plásticas. Com o objetivo de compreender a poética do artista, Cristiane Rodrigues de Souza realiza seu pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, sob supervisão da professpra Telê Ancona Lopez.

Em seu projeto de tese O lirismo amoroso e o fazer poético em Mário de Andrade, Cristiane analisa o fazer artístico do poeta e tenta compreender as aproximações entre a  face musical e a face amorosa de sua poesia. Na obra de Mário, os ritmos populares e os versos amorosos se entrelaçam: “Ao lado do resgate das expressões populares, aparecem nos poemas de amor de Mário de Andrade reflexões e formas de elaboração dos versos que revelam o entendimento de Mário de Andrade sobre o fazer artístico”, explica a pesquisadora.

Na obra de Mário de Andrade, as expressões populares em seus versos amorosos se confundem e mesclam-se com os ritmos e a música popular: “Foi possível perceber que a retomada de estruturas musicais populares marca, de maneira evidente, a experiência amorosa do eu lírico”.

Cristiane conta que o interesse pelo tema veio à tona em sua iniciação científica, e perpassou suas pesquisas de mestrado e doutorado: “Durante a pesquisa para o doutorado, ficou clara a relação que se estabelece entre a música, presença constante no pensamento estético do teórico, e os versos de amor de Mário de Andrade”, afirma a pesquisadora.

A criação poética do escritor se modifica ao longo de suas fases, mas todas elas são percorridas por uma face musical. Mário alcança uma expressão maior de si mesmo e de seu povo através da melodia de seus poemas, que representam a voz do brasileiro, a  sonoridade das cidades e as diferentes tonalidades regionais do Brasil.

Para a pesquisa, estão sendo analisados alguns poemas de amor presentes nas obras Remate de males, Livro azul, Poesias, Lira paulistana e outros poemas de livros de 1941 e de 1946, que são importantes na trajetória amorosa-musical do poeta.


Água do meu Tietê

Onde me queres levar?

- Rio que me entras pela terra

E que me afastas do mar...

[Extraído do poema A Meditação sobre o Tietê, de Mário de Andrade, um dos poemas utilizados na pesquisa]

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