ISSN 2359-5191

12/02/2016 - Ano: 49 - Edição Nº: 11 - Arte e Cultura - Escola de Educação Física e Esporte
Livro relata história de 1.796 atletas olímpicos brasileiros
Obra tem verbetes biográficos de todos que já representaram o Brasil nas Olimpíadas, desde 1920 até 2012
Katia com seu livro Atletas Olímpicos Brasileiros / Reprodução Estadão

Foram necessários 15 anos de pesquisa até que a professora Katia Rubio lançasse o livro “Atletas Olímpicos Brasileiros”. Nele, estão 1.796 verbetes biográficos, cada um deles sobre um atleta que já representou o Brasil em Jogos Olímpicos de Verão. Ela desenvolveu o trabalho com sua equipe do Grupo de Estudos Olímpicos do Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano, que teve cerca de 60 colaboradores até a conclusão do projeto. O objetivo era revelar a história de todos aqueles praticantes de esporte. “Isso porque muito deles estão esquecidos ou apagados da história. Isso acontece principalmente com os que não conseguiram destaque em suas modalidades. E o que mais choca é saber que mesmo medalhistas olímpicos estão esquecidos”, explica a professora.

Atletas de modalidades coletivas e individuais que representaram o Brasil desde as Olimpíadas de 1920 até as de 2012, em Londres, foram contemplados na obra. Segundo a autora, o grupo utilizou todas as formas possíveis de se acessar uma fonte, desde listas telefônicas antigas até as redes sociais. Também procuraram familiares, amigos e conhecidos. Alguns contatos, mesmo que não fornecessem as informações procuradas, acabaram ajudando a encontrar atletas que ainda não haviam sido encontrados.

Nos verbetes, é possível encontrar local e data de nascimento, motivos para o atleta ter se envolvido no esporte, clubes pelos quais passou, experiências como participante de uma Olimpíada e algumas outras informações pessoais. A professora revelou que depois do lançamento do livro, em agosto de 2015, ela recebeu elogios e agradecimentos das grandes estrelas de sua obra.

Segundo a autora, os atletas se sentem contemplados e reconhecidos na obra, gerando um sentimento de gratidão muito grande. Além disso, no contrato com a editora, ela pediu para que fossem considerados os livros dos atletas como doação, ou seja, quando o livro estivesse pronto, todos os atletas receberiam um exemplar como uma forma de retribuição pela colaboração com a pesquisa. “Talvez essa atitude reforce o sentimento de receptividade e gratidão ao qual me referi anteriormente”, declarou Rubio.

Este é o sétimo livro da autora sobre atletas olímpicos brasileiros. Na carreira, no entanto, já foram 22 obras. Ela pretende continuar a pesquisa nas próximas edições dos Jogos Olímpicos, lançando novas edições no futuro. Apesar das Olimpíadas chegarem ao Brasil no próximo ano, a professora garante que não foi isso que incentivou seus estudos.

“Meu trabalho vem de antes do Brasil ser escolhido como sede olímpica, ou seja, embora pareça oportunista essa é uma pesquisa longeva. Penso que esse livro consolida uma produção acadêmica no campo dos Estudos Olímpicos e das Narrativas Biográficas de fundamental importância para a compreensão do esporte brasileiro, a partir do ponto de vista do atleta, um fato inédito no Brasil”, disse Rubio. A obra ganha muita força por causa dos Jogos Olímpicos no Brasil, mas a partir de outubro de 2016 o grupo começa uma nova etapa da pesquisa com os atletas participantes dos Jogos Olímpicos do Brasil.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br