O uso de tecnologias afeta o desempenho acadêmico e a satisfação em aprender do estudante de graduação em Ciências Contábeis de um curso presencial. A constatação é de uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, que utilizou o chat e o fórum de discussão para avaliar o reflexo das ferramentas digitais em estudantes de contabilidade.
O estudo foi aplicado em uma turma inicial de um curso de graduação em uma universidade pública federal. No experimento, os alunos foram divididos em dois grupos — um que praticava atividades com o uso das tecnologias e outro que tinha apenas as aulas presenciais. Os resultados revelaram que estudantes com menos de 25 anos tiveram melhores notas com o uso do Chat e do Fórum de Discussão, diferentemente dos mais velhos, que apresentaram maior crescimento no desempenho quando não utilizavam a tecnologia.
Apesar das diferenças, cerca de 80% dos estudantes analisados disseram acreditar que o efeito das ferramentas modernas no processo de aprendizagem é positivo e que o seu uso no ensino de Contabilidade pode trazer algum diferencial. Além disso, a maioria dos alunos indicou que considerava fácil o uso da tecnologia, mas tinham dificuldade de perceber a utilidade nas suas atividades acadêmicas específicas.
Para o responsável pela pesquisa, Alexandre Quintana, o resultado é importante para professores e instituições, que precisam se preparar para atender a uma nova demanda. “Os estudantes que ingressam a cada ano têm vivência maior com a tecnologia, e por consequência mais habilidade com esse meio”, diz. Segundo ele, é necessário exigir dos docentes uma adaptação à realidade digital e reivindicar das instituições uma infraestrutura que viabilize o uso das tecnologias.
Um número crescente de universidades tem integrado ferramentas modernas no ambiente de aprendizagem para apoiar novas abordagens de ensino e melhorar o trabalho em equipe, em um esforço para reformar a educação. Segundo o relatório anual Horizon Report, de 2013, feito a partir de debates entre especialistas em educação, tecnologia e futuro, a educação superior mundial caminha para se tornar cada vez mais online, híbrida e calcada em modelos colaborativos — tudo até 2018.
Ferramentas virtuais
Utilizado pela pesquisa, o chat online oferece aos estudantes a oportunidade de perguntar e esclarecer questões dentro de um curto período de tempo, facilitando a comunicação com professores e alunos. No experimento, o professor lançou questionamentos através do chat, utilizando o sistema Moodle — ambiente virtual de aprendizagem em apoio às disciplinas —, e os estudantes responderam de suas próprias casas. Assim, as aulas aconteceram totalmente de forma virtual e por meio de debates.
O fórum de discussão desenvolvia uma atividade semelhante, mas não em tempo real. A ferramenta costuma facilitar a troca de informações pois permite aos estudantes acompanhar várias discussões que ocorrem simultaneamente. “O chat era realizado com hora marcada e só participava quem estava conectado naquele momento”, explica Quintana. “No fórum não havia essa sincronia, pois a discussão ficava aberta por vários dias e o estudante poderia conectar-se no momento que fosse melhor para ele”. Ao todo, o uso do chat e do fórum representaram aproximadamente 40% das atividades letivas de cada bimestre.
A experimentação, que durou seis meses, é decorrente da tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da USP e orientada pelo prof. Dr. Luis Eduardo Afonso. No início e final da pesquisa, foram aplicadas provas para comparar o desempenho dos estudantes, além de questionários para conhecer o perfil e saber sobre a satisfação e eficácia de aprendizagem.