ISSN 2359-5191

04/11/2016 - Ano: 49 - Edição Nº: 127 - Saúde - Instituto de Biociências
Estudo busca formas não invasivas de exames em pessoas com doenças degenerativas
Fonte: hmcriopreto

Muito pacientes que sofrem de doenças musculares tem de se submeter frequentemente a biopsias e outros procedimentos estressantes. Por isso, a pesquisadora Aurea Beatriz Martins Bach, vem buscando novas formas de examinar essas pessoas: "O indivíduo sofre de alguma doença degenerativa e ainda tem que se submeter, de tempos em tempos, a alguma biopsia. Não é agradável. Não é o ideal", afirma a doutora.

Por isso, Bach tem pesquisado a eficácia das ressonâncias magnéticas na caracterização de doenças degenerativas. Entretanto, vale lembrar que, até então, os testes foram realizados apenas em camundongos, mas já obtiveram resultados muito interessantes. Segundo a pesquisadora, quatro linhagens dos animais foram avaliadas e diferenciadas com sucesso.

Também é importante ressaltar que, com as ressonâncias, os resultados são menos subjetivos: "Hoje avaliamos a força do aperto de mão do paciente, por exemplo, mas esse não é um método direto", diz Bach. Isso ocorre, pois essas avaliações podem ser interferidas pelo emocional e pelo psicológico dos pacientes, enquanto as imagens das ressonâncias não são prejudicadas por esses fatores.

Além disso, Bach faz questão de ressaltar que sua pesquisa não tem nenhum tipo de pretensão em buscar a cura de doenças ou desenvolver tratamentos inovadores: "Nem toda a pesquisa médica tem como foco encontrar a cura", afirma a pesquisadora. Para ela, qualquer resultado que ajude a melhorar a qualidade de vida dos pacientes já é válido: "Não foi uma busca por algo revolucionário. É o desenvolvimento de uma ferramenta que facilite o acompanhamento das doenças com métodos menos invasivos e mais confortáveis". 

Bach também fez questão de ressaltar que "tem toda uma pesquisa que deve ser feita em paralelo para executar-se a pesquisa principal."

A estudiosa, que hoje vive na França para dar continuidade às suas pesquisas, conta que a parceria entre a USP e as instituições do país europeu foi pioneira no Brasil, e que trazem à luz a importância dessas colaborações para os estudos na área.

Leia também...

Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br