ISSN 2359-5191

28/04/2004 - Ano: 37 - Edição Nº: 03 - Educação - Centro de Práticas Esportivas
Programa do Cepeusp atende pessoas com limitações físicas

São Paulo (AUN - USP) - O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) oferece, além das modalidades esportivas convencionais, alguns programas de atividades que não seguem os rigores de um condicionamento físico nos moldes esperados. É o caso do Programa de Atividade Física Adaptada, especializado no atendimento de pessoas com limitações físicas, sejam elas definitivas ou temporárias. Assim, atende obesos, gestantes, crianças asmáticas, pessoas com problemas na coluna e cardíacos.

O trabalho teve início há 28 anos, quando a Educação Física era uma disciplina obrigatória em todos os cursos da Universidade. A grande demanda de solicitações de dispensa, tendo como principal argumento dores na coluna, levou um grupo de professores a desenvolver um estudo visando à elaboração de um programa de atividade física adaptada. A equipe multidisciplinar, coordenada pelo médico Éldio Fortunato, diretor do Numes – Núcleo de Medicina do Esporte, foi responsável pela adaptação e implantação de um projeto trazido da Alemanha.

Um dos trabalhos do Programa de Atividade Física Adaptada é o curso de ginástica para a coluna que, através de uma seqüência lógica de exercícios de alongamento, procura reintegrar o indivíduo à prática de atividade física. A execução dos exercícios traz, em um curto período de tempo, resultados bastante satisfatórios. A idéia de que indivíduos com problemas na coluna não podem se submeter à atividade física foi aos poucos sendo desmentida.

Sérgio Rodrigues de Oliveira, professor responsável pela atividade desde 1981, afirma que o interesse do programa é mostrar a importância da prática contínua de exercícios físicos e dar às pessoas uma noção e um respeito corporal diferenciados. Orientações de postura e mudanças nos hábitos do dia-a-dia são ensinadas aos alunos, que iniciam as atividades um tanto quanto céticos em relação aos resultados. Com o passar do tempo, as dores provocadas por posturas incorretas diminuem e muitos procuram praticar outras atividades físicas, no próprio Cepeusp.

A inscrição no Programa acontece de maneira indireta, diferentemente das outras modalidades do centro. Após passar por uma consulta médica no Numes, a pessoa é encaminhada à atividade que melhor lhe convém. São 300 alunos novos a cada semestre, todos interessados em corrigir hábitos inadequados e trabalhar com respeito sua estrutura muscular.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br