ISSN 2359-5191

26/05/2004 - Ano: 37 - Edição Nº: 06 - Ciência e Tecnologia - Escola Politécnica
Poli e General Motors unem-se em programa para os funcionários

São Paulo (AUN - USP) - A Escola Politécnica da USP firma, pelo segundo ano consecutivo, sua parceria com a General Motors para a implementação do curso Increasing Creativity (equivalente a “aumentando a criatividade”) para os funcionários da empresa. As aulas serão ministradas em inglês e pela Internet para qualquer funcionário interessado.

Este curso faz parte do Programa de Educação Técnica (Technical Education Program ou TEP) desenvolvido pela GM para a capacitação e formação de seus funcionários em todo o mundo. O programa começou a ser implantado nos EUA e nas filiais européias e agora se estende para a América Latina.

Esta parceria com a USP é uma ação inédita já que a universidade, representada pela Poli, é a única fora dos EUA que tem um curso oferecido pelo programa. O interesse da GM pela universidade vem do sucesso da participação dos funcionários da filial brasileira no Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva, oferecido pelo departamento de Engenharia Mecânica da Poli. Os ótimos resultados e a avaliação positiva dos funcionários sobre o mestrado motivaram a GM a fechar algumas turmas do curso e, mais tarde, buscar a inclusão da universidade no TEP.

A idéia de ministrar um curso sobre criatividade, assim como todo o seu conteúdo, foram de autoria do professor Marcelo Massarani do departamento de Engenharia Mecânica, com a colaboração do professor Rui Santo. Criatividade já é tema de algumas aulas de graduação do curso de Engenharia Mecânica e, segundo Massarani, um importante elemento no trabalho dos engenheiros.

Mesmo sendo ministrado à distância, o curso vai buscar todos os meios possíveis para envolver os alunos. Além da Internet, eles receberão telefonemas, fax e correspondências pelo correio, “Vai ser um curso inovador mesmo para os critérios de e-learning. É um curso original, com uma abordagem que não se conhece por aí”, afirma o professor Massarani.

As vantagens de estar neste programa vão muito além do pagamento recebido da GM. Com sua participação, a Poli eleva seu conceito como pólo de conhecimento e mantém um ótimo relacionamento com uma empresa importante no setor automobilístico. “Se nós conseguimos colocar um curso onde só há as melhores universidades americanas, nós somos, pelo menos, iguais na qualidade. Funciona como um marketing nosso”, garante Massarani.

O curso tem atraído também alguns alunos da Escola que contataram o professor para fazer a inscrição. Apesar de ser prioritariamente apenas para funcionários da multinacional, não há problemas em montar uma turma especial. “Tudo que fazemos tem um reflexo aqui na Poli. Se o número de interessados for suficiente, com prazer abriremos uma turma”, afirma o professor.

O curso para os funcionários terá início em setembro e as inscrições podem ser feitas através pela própria GM ou pelo e-mail do prof. Dr. Marcelo Massarani, marcelo.massarani@poli.usp.br.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br