ISSN 2359-5191

26/05/2004 - Ano: 37 - Edição Nº: 06 - Educação - Instituto de Biociências
Crianças aprendem brincando em visita ao Instituto Biológico

São Paulo (AUN - USP) - Olhos bem abertos, sorrisos nos lábios, dedos em forma de seta . A natureza que sempre viram assume outros significados. Brincadeiras solucionam os tantos “por quês”. Eles cursam apenas a 2ª série do ensino fundamental, mas nesta tarde estão na faculdade.

A excursão ao Instituto Biológico realizada pelos alunos da Escola de Aplicação da USP na sexta-feira, 14, é uma das muitas organizadas pela Comissão de Visitas. Um programa oferecido por alunos do curso de Ciências Biológicas a estudantes desde a pré-escola ao ensino médio.

Através de atividades como jogos, gincanas, teatros e trilhas ao ar livre o conhecimento é transmitido. O conteúdo e abordagem variam conforme o nível de escolaridade dos visitantes. Para entender o funcionamento da hereditariedade, por exemplo, os adolescentes de sétima e oitava série definem por sorteio genes para a formação dos descendentes de um casal de monstros.

Interações ecológicas, transgênicos, técnicas de clonagem, origem da vida, evolução e adaptação são outros temas tratados. Na transmissão do conteúdo, o monitor Guilherme Garcia, do terceiro ano, ressalta a importância da interação e do dinamismo. “As atividades tem que ser práticas e contar com a participação dos estudantes”.

As visitas também proporcionam um clima favorável à solução de dúvidas. “Há uma quebra na hierarquia professor-aluno. Aqui somos todos alunos e eles ficam mais à vontade para perguntar” comenta Guilherme.

A Comissão de Visitas é um projeto de Cultura e Extensão que existe desde 1989. Foi elaborada com o objetivo geral de despertar o interesse pela natureza nos visitantes do IB e promover a conscientização sobre o equilíbrio dinâmico existente no meio ambiente. Ela é formada por alunos da graduação e um professor responsável. Sabine Eggers assume este mês a coordenadoria no lugar da professora Silvia Cristina Souza, coordenadora até então.

As escolas tanto públicas quanto particulares podem participar do programa. Instituições privadas necessitam pagar uma taxa no valor de cem reais. As visitas duram no máximo três horas e meia e ocorrem nas tardes de terça e sexta e nas manhãs de quinta-feira. É preciso agendá-las com antecedência. São aceitas sugestões das escolas para a elaboração do roteiro das visitas.

Contatos pelo telefone 3091-7538 ou pelo e-mail visitas@ib.usp.br.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br