ISSN 2359-5191

26/05/2004 - Ano: 37 - Edição Nº: 06 - Educação - Escola de Educação Física e Esporte
Doping é discutido em Fórum na Educação Física

São Paulo (AUN - USP) - A menos de três meses do início dos jogos de Atenas, o doping e o uso de anabolizantes voltam a ser assunto de discussão. Com a preocupação de analisar o fenômeno esportivo olímpico contemporâneo, a Academia Olímpica Brasileira e a Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE – USP) realizam, de 24 a 27 de junho, o V Fórum Olímpico. O evento tem por finalidade o desenvolvimento de estudos olímpicos e discussões dos diversos temas relacionados ao esporte, a partir de uma perspectiva das ciências humanas.

A Academia Olímpica Brasileira é um órgão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e tem como preocupação discutir a situação esportiva atual e questões como a função social do doping e as políticas públicas adotadas. O V Fórum será realizado na USP e a escolha do seu tema – “Ética e Compromisso Social” – foi proposta no momento em que modificação genética e uso de substâncias anabolizantes estão em constante discussão. Com esse quadro, qual será a realidade do universo esportivo e as conseqüências do uso de doping pelos atletas?

Segundo a professora Kátia Rúbio, da EEFE, os valores olímpicos, ao longo do século XX, passaram por diversas modificações. A vitória passou a ser supervalorizada e o desenvolvimento humano do atleta deixou de ser primordial. O fórum também trará para discussão questões como a influência da mídia nos jogos olímpicos e os momentos que favoreceram a transformação dos ideais esportivos. A competição passou a ser transmitida ao vivo a partir dos jogos de Roma, em 1960. Desde então, são polêmicas as mudanças que algumas modalidades de substâncias que aumentam o desempenho do atleta. “Seja pela modificação genética, seja pelo uso de substâncias, há quem defenda que é preciso liberar tudo para que se conheça os limites humanos”, afirmou Kátia Rúbio.

Nos dias de hoje, a busca pelo resultado imediato é extremamente valorizada e o atleta é, de certa forma, esquecido logo que as olimpíadas terminam. Com o intuito de resgatar a memória desportiva brasileira e seus atletas, a professora Kátia Rúbio lançará o livro “Heróis Olímpicos Brasileiros” no dia 25 de junho durante o Fórum. O lançamento será feito no Museu de Arte Contemporânea (MAC) juntamente com a abertura da exposição “Heróis Brasileiros”. “O livro nasceu de um projeto de pesquisa com o apoio da Fapesp, e relata as 67 medalhas conquistadas pelo Brasil desde 1920 em Antuérpia até Sydney no ano de 2000”, finalizou a professora. Para maiores informações, www.usp.br/eef/forumolimpico.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br