HOME II BIENAL CALENDÁRIO APRESENTAÇÕES TEXTOS PARCEIROS EXPEDIENTE CONTATO
Performance:
Para Aquelas que não mais Estão:
(Brasil)

Para Aquelas que não mais Estão é uma ação performática que traz à cena, de forma interrelacional, o problema do feminicídio. É dedicada às mulheres que foram (e que continuam sendo) assassinadas em toda a América Latina.

A parceria do Coletivo Rubro Obsceno, sob a responsabilidade de Stela Fischer e Leticia Olivares, e da performer Violeta Luna, é uma denúncia poético-cênica contra crimes que constantemente caem em esquecimento e impunidade, pautada em estatísticas reais, memórias e testemunhos de traumas e violências, de dominação e colonialidade.

Um velório simbólico, um ritual de celebração à memória das mulheres assassinadas, que conduz a questionamentos sobre opressão, uso indevido de poder e as estratégias cerceadoras do capitalismo, que vitima também o homem.

O Coletivo Rubro Obsceno é um agrupamento teatral criado em 2013 a partir de encontros do The Magdalena Project no Brasil. Composto por mulheres-artistas da performance, da dança e do teatro, trata questões sobre a legitimação de direitos das mulheres no contexto brasileiro. Entre suas ações estão um grupo de estudos sobre a mulher na contemporaneidade, workshops, criações artísticas, e festivais como a Mostra ObsCENAs.

Violeta Luna é atriz, performer e ativista mexicana, radicada nos EUA. Trabalha dentro de um espaço multidimensional, que transita entre as fronteiras estéticas e conceituais entre teatro e performance. Atuou com o grupo La Pocha Nostra e, atualmente, com o Secos & Mojados, e é membro do The Magdalena Project.

Performance Para Aquelas que não mais Estão
agrade-
cimen-
tos

Agradecimentos Abílio Tavares, Abril Alzaga, Adriana Fragalle Moreira, Aline Rosa Lopes Santana Barros Dezio e equipe de compras Reitoria/USP, Beatriz Elena Paredes Rangel, Camila Rodrigues, Camilla de Carli, Carla Estefan, Cecílio de Souza, Celso Frateschi, Centro de Estudos Migratórios, Consulado Geral do México em São Paulo, Eduardo Alves, Elen Londero, Embaixada do México no Brasil, Flavio Desgranges, Flávio Pontes, Gabriel Salles, Giuliana Simões, Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos, Guilherme Marques, Hamilton de Castro Teixeira Silva, Ileana Dieguez, Inerte, Ivam Cabral, Jean Carlo Cunha, João Marcos de Almeida Lopes, José Gerardo Traslosheros Hernández, Kil Abreu, Leticia Carvalho, Limão Rosa Café e Duilio Ferronato, Luis Carlos da Conceição, Mara Célia Ramos Teixeira, Marcelo Denny, Marcelo D’Avilla, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Maria Fernanda Vomero, Mario Espinosa, Missão Paz, Movimento dos Teatros Independentes de São Paulo, Oscar Soberane Benítez, Pe. Antenor Dalla Vecchia, Pe. Paolo Parisi, Pedro Granato, Ricardo Pettine, Sandra Cristina Campos, Sesc Santos, Socorro Barbosa, Sonia Gra etti, Sonia Sobral, SP Escola de Teatro, Stenio Ramos, Sylvia Caiuby Novaes, Sylvia Moreira, Tuca Capelossi, Valdecir Gouvea, Valdir Previde, Vicente Mattos e Valmir Santos.