HOME II BIENAL CALENDÁRIO APRESENTAÇÕES TEXTOS PARCEIROS EXPEDIENTE CONTATO
Mesas:
Feminicídio:
(Brasil)

A II Bienal de Teatro da USP dedica um espaço em sua programação para o compartilhamento e discussão de ações artísticas performativas e visuais no combate ao feminicídio na América Latina. O tema tem destaque nas criações de artistas mulheres latino-americanas e reflete a urgência da questão em seu âmbito político e social.

Ileana Diéguez é professora pesquisadora da Universidad Autónoma Metropolitana do México. Autora e curadora de mostras de arte, sua produção lida com temas da arte contemporânea, cênica e performática.

Érika Diettes é artista visual e mestre em antropologia. Sua produção artística, ligada desde o início à fotografia, trata da memória, da dor, da morte e das sequelas dos conflitos sociais e políticos em seu país, a Colômbia.

Nina Caetano é dramaturga, professora e pesquisadora. Coordenadora do Obscena, atua também com grupos teatrais de Belo Horizonte, produzindo dramaturgias em processo.

Coletivo Rubro Obsceno, de São Paulo, é composto por mulheres-artistas da performance, da dança e do teatro. Trata questões sobre a legitimação de direitos das mulheres no contexto brasileiro.

Violeta Luna é atriz, performer e ativista mexicana, radicada nos EUA. Atua em um espaço que transita entre as fronteiras estéticas e conceituais de teatro e performance.

04 de dezembro, 19h, TUSP
Mesa I: O corpo como espaço da objetivação da dor
Ileana Diéguez e Érika Diettes.
Lançamento do livro Memento Mori, de Érika Diettes

14 de dezembro, 19h, TUSP
Mesa II: O corpo como território político
Ileana Diéguez e Violeta Luna

15 de dezembro, 19h, TUSP
Mesa III: O corpo da artista e a fabricação do corpo feminino
Nina Caetano, Violeta Luna e Coletivo Rubro Obsceno.
Exibição de curta sobre o workshop pré-Bienal Como Se Fabrica Uma Mulher?

TUSP – Teatro da Usp

agrade-
cimen-
tos

Agradecimentos Abílio Tavares, Abril Alzaga, Adriana Fragalle Moreira, Aline Rosa Lopes Santana Barros Dezio e equipe de compras Reitoria/USP, Beatriz Elena Paredes Rangel, Camila Rodrigues, Camilla de Carli, Carla Estefan, Cecílio de Souza, Celso Frateschi, Centro de Estudos Migratórios, Consulado Geral do México em São Paulo, Eduardo Alves, Elen Londero, Embaixada do México no Brasil, Flavio Desgranges, Flávio Pontes, Gabriel Salles, Giuliana Simões, Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos, Guilherme Marques, Hamilton de Castro Teixeira Silva, Ileana Dieguez, Inerte, Ivam Cabral, Jean Carlo Cunha, João Marcos de Almeida Lopes, José Gerardo Traslosheros Hernández, Kil Abreu, Leticia Carvalho, Limão Rosa Café e Duilio Ferronato, Luis Carlos da Conceição, Mara Célia Ramos Teixeira, Marcelo Denny, Marcelo D’Avilla, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Maria Fernanda Vomero, Mario Espinosa, Missão Paz, Movimento dos Teatros Independentes de São Paulo, Oscar Soberane Benítez, Pe. Antenor Dalla Vecchia, Pe. Paolo Parisi, Pedro Granato, Ricardo Pettine, Sandra Cristina Campos, Sesc Santos, Socorro Barbosa, Sonia Gra etti, Sonia Sobral, SP Escola de Teatro, Stenio Ramos, Sylvia Caiuby Novaes, Sylvia Moreira, Tuca Capelossi, Valdecir Gouvea, Valdir Previde, Vicente Mattos e Valmir Santos.