HOME II BIENAL CALENDÁRIO APRESENTAÇÕES TEXTOS PARCEIROS EXPEDIENTE CONTATO
Roda de espectadores:
O Rumor do Incêndio:
(Brasil)

A partir de duas práticas do campo da formação de espectadores, estas ações pedagógicas pretendem evidenciar a relevância artística e social do ato do espectador frente a um material poético: como ele compõe, se apropria, monta e desmonta as narrativas observadas, e desta forma amplia as possibilidades de leitura e interpretação daquilo que foi visto.

29 de novembro, após o espetáculo | O Rumor do Incêndio | TUSP
As Rodas de Espectadores propostas pelo iNerTE podem ser compreendidas como desdobramentos poéticos do público a partir do espetáculo teatral. A ideia central é evidenciar uma poética do espectador, o ato artístico do espectador realizado de modo coletivo. O debate se abre como espaço para efetuar uma leitura coletiva do espetáculo, abordando pontos cruciais da proposição artística. A partir do “poema” oferecido pelos artistas teatrais, os espectadores concebem um outro “poema”, a partir da escrita cênica apresentada, mas que também possui marcas visíveis da criação artística dos próprios espectadores. Os poemas surgidos desses encontros cênicos se efetivam como uma espécie de fala do espectador, uma fala autorreflexiva e exposta na forma de outra cena.

O iNerTE – Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral, núcleo de estudos calcado em investigações práticas e teóricas, pretende viabilizar encontros cênicos que se organizam como estudos de recepção e efeito da obra de arte.

Flávio Desgranges é professor da pós-graduação em artes cênicas da usp e docente na udesc. Coordena a coleção Teatro e a série Pedagogia do Teatro da Ed. Hucitec. É autor de A Inversão da Olhadela. Alterações no Ato do Espectador Teatral (2012); Pedagogia do Teatro (2006); A Pedagogia do Espectador (2003), e organizador do volume Teatro e Vida Pública: o Fomento e os Coletivos Teatrais de São Paulo (2012).

Giuliana Simões é professora da pós-graduação da Escola Superior de Artes Célia Helena. Doutora em Letras pela USP, realiza seu pós-doutorado em Artes da Cena na unicamp. É autora de Veto ao Modernismo no Teatro Brasileiro (2010).

TUSP – Teatro da Usp

agrade-
cimen-
tos

Agradecimentos Abílio Tavares, Abril Alzaga, Adriana Fragalle Moreira, Aline Rosa Lopes Santana Barros Dezio e equipe de compras Reitoria/USP, Beatriz Elena Paredes Rangel, Camila Rodrigues, Camilla de Carli, Carla Estefan, Cecílio de Souza, Celso Frateschi, Centro de Estudos Migratórios, Consulado Geral do México em São Paulo, Eduardo Alves, Elen Londero, Embaixada do México no Brasil, Flavio Desgranges, Flávio Pontes, Gabriel Salles, Giuliana Simões, Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos, Guilherme Marques, Hamilton de Castro Teixeira Silva, Ileana Dieguez, Inerte, Ivam Cabral, Jean Carlo Cunha, João Marcos de Almeida Lopes, José Gerardo Traslosheros Hernández, Kil Abreu, Leticia Carvalho, Limão Rosa Café e Duilio Ferronato, Luis Carlos da Conceição, Mara Célia Ramos Teixeira, Marcelo Denny, Marcelo D’Avilla, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Maria Fernanda Vomero, Mario Espinosa, Missão Paz, Movimento dos Teatros Independentes de São Paulo, Oscar Soberane Benítez, Pe. Antenor Dalla Vecchia, Pe. Paolo Parisi, Pedro Granato, Ricardo Pettine, Sandra Cristina Campos, Sesc Santos, Socorro Barbosa, Sonia Gra etti, Sonia Sobral, SP Escola de Teatro, Stenio Ramos, Sylvia Caiuby Novaes, Sylvia Moreira, Tuca Capelossi, Valdecir Gouvea, Valdir Previde, Vicente Mattos e Valmir Santos.