HOME II BIENAL CALENDÁRIO APRESENTAÇÕES TEXTOS PARCEIROS EXPEDIENTE CONTATO
ESCOLA de Espectadores:

A Escola de Espectadores de Buenos Aires (EEBA), criada em 2001 por Jorge Dubatti, tem por objetivo compartilhar ferramentas de teoria, história e análise do teatro para uma compreensão mais ampla dos rumos da cena contemporânea, ampliando e problematizando o olhar do espectador e fomentando o prazer no ato de ir ao teatro. O modelo já foi replicado no México, Uruguai, Chile e Brasil, além de atividades itinerantes, como o I Festival Internacional Cervantino, no México, e o Festival Internacional de Buenos Aires. A cada ano, seus alunos fazem um balanço crítico do que viram e concedem o Prêmio do Espectador.

Jorge Dubatti é crítico, historiador e professor na UBA. Coordena o Centro Cultural de Cooperação Floreal Gorini e diretor/fundador da eeba, e integra a Cátedra Itinerante de Teatro Latinoamericano. É pesquisador da cena contemporânea na América Latina no campo da filosofia do teatro e cartografia teatral. Responsável pela edição de autores como Eduardo Pavlovsky, Ricardo Bartís, Daniel Veronese, e autor de Filosofía del Teatro I, II y III; Dramaturgia; Cien Años de Teatro Argentino, dentre outros.

7 de dezembro, 15h | Pequeno Ato | Notas de Cozinha

10 de dezembro, 15h | Pequeno Ato | Bravíssimo

11 de dezembro, 15h | Ágora Teatro
Mesa I: A Relação Histórica entre o Teatro Argentino e seu Espectador
Mesa com Jorge Dubatti e mediação de Celso Frateschi.

13 de dezembro, 15h | Pequeno Ato
Villa | Mesa II: Entre a Roda e a Escola: o Espectador como Parceiro Artístico
O encontro entre as ações de formação de Brasil e Argentina procura estabelecer um diálogo, a partir do espetáculo Villa, entre as ações e seus modos de produção, para se refletir sobre o espectador como parceiro artístico. Mediação de Claudia Alves Fabiano.

Teatro Pequeno Ato R. Dr. Teodoro Baima, 78 – República 11 99642.8350

agrade-
cimen-
tos

Agradecimentos Abílio Tavares, Abril Alzaga, Adriana Fragalle Moreira, Aline Rosa Lopes Santana Barros Dezio e equipe de compras Reitoria/USP, Beatriz Elena Paredes Rangel, Camila Rodrigues, Camilla de Carli, Carla Estefan, Cecílio de Souza, Celso Frateschi, Centro de Estudos Migratórios, Consulado Geral do México em São Paulo, Eduardo Alves, Elen Londero, Embaixada do México no Brasil, Flavio Desgranges, Flávio Pontes, Gabriel Salles, Giuliana Simões, Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos, Guilherme Marques, Hamilton de Castro Teixeira Silva, Ileana Dieguez, Inerte, Ivam Cabral, Jean Carlo Cunha, João Marcos de Almeida Lopes, José Gerardo Traslosheros Hernández, Kil Abreu, Leticia Carvalho, Limão Rosa Café e Duilio Ferronato, Luis Carlos da Conceição, Mara Célia Ramos Teixeira, Marcelo Denny, Marcelo D’Avilla, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Maria Fernanda Vomero, Mario Espinosa, Missão Paz, Movimento dos Teatros Independentes de São Paulo, Oscar Soberane Benítez, Pe. Antenor Dalla Vecchia, Pe. Paolo Parisi, Pedro Granato, Ricardo Pettine, Sandra Cristina Campos, Sesc Santos, Socorro Barbosa, Sonia Gra etti, Sonia Sobral, SP Escola de Teatro, Stenio Ramos, Sylvia Caiuby Novaes, Sylvia Moreira, Tuca Capelossi, Valdecir Gouvea, Valdir Previde, Vicente Mattos e Valmir Santos.