HOME II BIENAL CALENDÁRIO APRESENTAÇÕES TEXTOS PARCEIROS EXPEDIENTE CONTATO
Mostra de Atuação CAC / USP:
(Brasil)

30 de novembro | 30 min | livre
Ensaio sobre o Vácuo
Duas atrizes, estudantes de artes cênicas no último ano de graduação, se encontram e compartilham questionamentos, experiências e referências sobre atuação. Para organizar o material, são elaboradas perguntas, relacionadas ao teatro e ao trabalho do ator, principalmente, e enunciados que problematizam as questões sem necessariamente encerrá-las em respostas. Os enunciados são materializados por imagens, provocações, reflexões escritas e procedimentos de criação que serão abertos ao público ao fim do processo. A partilha tem o formato de uma aula aberta previamente organizada pelas atrizes.
Atrizes Lívia de Souza e Naia Soares

01 de dezembro | 40 min | 12 anos
Primeiras Pessoas
Três narrativas distintas. Três figuras abrem seus mundos e suas histórias. No mesmo espaço, cruzam-se, confundem-se e se alteram umas às outras – mesmo que não se vejam nunca. A morte, em diferentes formas, é o que as conecta. Três figuras em momentos cruciais e definitivos mergulham em abismos, e nós acompanhamos suas quedas.
Atores Marina Merlino, Lucas Padovan e Pedro Dix Direção José Rubens Siqueira Cenário, Iluminação, Trilha Sonora José Rubens Siqueira Operação de Luz e Som Luan Braga

30 de novembro a 03 de dezembro, 18h – Gratuito
Ágora Teatro
Endereço Rua Rui Barbosa, 672 – Bela Vista

02 de dezembro | 30 min | 16 anos
448 Fragmentos Desorientados
Em livre adaptação pop de Psicose 4:48, de Sarah Kane, o público é conduzido por algumas dentre 448 estações; cada uma se estabelece por movimentos do texto que convergem num horizonte poético, em potências do estar e possibilidades de interlocução, a partir da prenúncia da solidão, da vida enquanto salto mortal e da possibilidade de uma realidade outra. Consonante ao descrito, a atuação quer trabalhar com provocações externas e com a pesquisa textual da dramaturgia contemporânea, indo ao encontro do universo proposto pela autora.
Atriz Gabriela Andrade Provocação Cênica Mateus Fávero Sonoplastia e Cenografia Gabriela Andrade Iluminação Marina Miguel

03 de dezembro | 40 min | 18 anos
Lágrimas de um Orgasmo Sincero
A partir do Manifesto Contrassexual de Paul-Beatrice Preciado, a peça aborda questões de gênero e sexualidade. O desencaixotamento das identidades numa sociedade pretensamente liberta é o mote para, por meio da performatividade, tentar quebrar com o que nos reprime cotidianamente e atingir o trânsito das identidades e a multiplicidade de performances de gênero. Atores Bárbara Galego, Isadora Borges e Lucas Abe Dramaturgia Mari Costa Direção de arte e Dramaturgista: Waldiael Braz Performance Musical Martin Müller Anselment Orientação Artística e Pedagógica Elisabeth Silva Lopes

Baixe a Agenda ou o Catálogo completo da II Bienal
CALEN-
DÁRIO
27 NOV
Espetáculo: Anatomia do Fauno
Sp Escola – Roosevelt
Abertura da Bienal: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Conferência: Alberto Villarreal
Espetáculo: O Rumor do Incêndio
Espetáculo: Anatomia do Fauno
Sp Escola – Roosevelt
29 NOV
Espetáculo: O Rumor do Incêndio
CARREGAR MAIS
apoios /
parce-
rias /
agrade-
cimen-
tos

Agradecimentos Abílio Tavares, Abril Alzaga, Adriana Fragalle Moreira, Aline Rosa Lopes Santana Barros Dezio e equipe de compras Reitoria/USP, Beatriz Elena Paredes Rangel, Camila Rodrigues, Camilla de Carli, Carla Estefan, Cecílio de Souza, Celso Frateschi, Centro de Estudos Migratórios, Consulado Geral do México em São Paulo, Eduardo Alves, Elen Londero, Embaixada do México no Brasil, Flavio Desgranges, Flávio Pontes, Gabriel Salles, Giuliana Simões, Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos, Guilherme Marques, Hamilton de Castro Teixeira Silva, Ileana Dieguez, Inerte, Ivam Cabral, Jean Carlo Cunha, João Marcos de Almeida Lopes, José Gerardo Traslosheros Hernández, Kil Abreu, Leticia Carvalho, Limão Rosa Café e Duilio Ferronato, Luis Carlos da Conceição, Mara Célia Ramos Teixeira, Marcelo Denny, Marcelo D’Avilla, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Maria Fernanda Vomero, Mario Espinosa, Missão Paz, Movimento dos Teatros Independentes de São Paulo, Oscar Soberane Benítez, Pe. Antenor Dalla Vecchia, Pe. Paolo Parisi, Pedro Granato, Ricardo Pettine, Sandra Cristina Campos, Sesc Santos, Socorro Barbosa, Sonia Gra etti, Sonia Sobral, SP Escola de Teatro, Stenio Ramos, Sylvia Caiuby Novaes, Sylvia Moreira, Tuca Capelossi, Valdecir Gouvea, Valdir Previde, Vicente Mattos e Valmir Santos.