Home

O que é o CHC?.

O Centro Interunidades de História da Ciência (CHC) é um órgão da Universidade de São Paulo (USP), criado em 1988. O CHC tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de pesquisa nas áreas de História das Ciências, das Técnicas, das Tecnologias, da Medicina e das Ciências da Saúde. Seu Conselho Deliberativo é formado por representantes docentes, e discentes de Unidades e Grupos de Pesquisa da Universidade de São Paulo. Localiza-se no andar térreo do prédio de História e Geografia, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, no campus da Cidade Universitária (Butantã).

A História da Ciência. A ciência é um processo de conhecimento em permanente construção, ensejando uma linha de estudos que busca problematizar e compreender historicamente as ciências e técnicas em especial quando interpretadas por questões epistemológicas. Essa linha se insere nas diversas correntes da historiografia social, econômica e das ideias, além de se inter-relacionar com a filosofia, sociologia e ensino das ciências, aumentando suas possibilidades interpretativas.

Como resultado, esse campo abarca uma grande variedade de temáticas, focalizando: as diversas ciências e suas representações do mundo; as pessoas ligadas ao empreendimento científico e técnico: as instituições e os demais locais de produção e comunicação do saber científico e técnico; os instrumentos e equipamentos científicos e técnicos; as políticas científicas e tecnológicas; as relações entre os países centrais da produção científica e os demais.

Há uma preponderância de trabalhos voltados para as especificidades do cenário brasileiro das ciências e técnicas, desde o Brasil Colônia até hoje.

Grupos Afiliados.

Lista de Grupos com trabalhos no CHC.

GPHFN

Grupo de Pesquisa em História e Filosofia da Neurociência. GPHFN- Grupo de coordenação do Prof. Dr. Rômulo Ferreira vinculado ao CHC/USP e ao Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento do Instituto de Psicologia (IP/USP).

Prometeus

Grupo de Pesquisas Interdisciplinares. Centro Interunidades de História da Ciência. - O Centro Interunidade de História da Ciência, órgão diretamente ligado à Reitoria da USP. Tem como objetivo desenvolver atividades de docência e pesquisa nas áreas de História da Ciência, da Técnica e da Tecnologia, Epistemologia, Filosofia da Ciência, Filosofia da Tecnologia, e Sociologia da Ciência. Ocupa-se também da preservação da memória da ciência, da técnica e da tecnologia.

GPEHCC (DF/USP)

Grupo de Pesquisa em Epistemologia História da Cultura Cientí­fica. - A proposta central deste grupo é investigar as transformações epistemológicas e históricas de unidades gerais de inteligibilidade que a cultura construiu para compreender, problemas de caráter intelectual. Em sua especificidade, tais problemas apresentam um componente racional e cognitivo nuclear que recebe o qualificativo de cientí­fico no amplo sentido do termo, mas que se mantém, em princÃípio, continuamente aberto à comunicação simbólica.

MENS

Mentes Refletindo Neurônios Sociais. - O grupo MENS ("mente" em latim) é acrônimo de "Mentes espelhando neurônios sociais". A proposta é investigar (a partir da filosofia) aspectos neurocientí­ficos ligados à sociabilidade, o que inclui os neurônios espelhos, e muitas outras coisas. A ideia do nome é que nosso grupo tentará (entre outras coisas) "espelhar" a atividade feita na Unisinos (e em outros lugares, como no GT de "Filosofia da neurociência" da Anpof). Sobre o grupo da Unisinos, veja a matéria que saiu sobre a reunião da Anpof, na Revista da Fapesp.

Revistas CHC

Revistas e jornais já publicados pelo CHC.

Eventos.

Nenhum evento disponível.

Se vocÊ tiver qualquer dúvida ou sugestão, escreva-nos.

Av. Professor Lineu Prestes, 338 - Térreo.
Cidade Universitária - São Paulo/SP
CEP: 05508-900
Tel.: (11) 30913776 / 30912063