Pelé e o gol de placa do moleque travesso

Por Marcelo Cardoso

O gol mais belo de Pelé completa 61 anos neste dia 2 de agosto. O tento foi tão bonito que mereceu, por parte da diretoria do clube, uma placa acompanhada pelo busto do Rei, erguido no estádio Conde Rodolfo Crespi. A casa é do Clube Atlético Juventus, no italianíssimo bairro da Mooca, na zona leste da cidade de São Paulo.

Na placa, sob o busto do jogador, se lê: “Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, atleta do século XX que, em sua gloriosa carreira de jogador de futebol, marcou o gol mais bonito de sua carreira (…)”. – Crédito: Marcelo Cardoso

O jogo entre Santos, de Pelé, e Juventus valia pelo Campeonato Paulista e aproximadamente dez mil pessoas lotavam o estádio na Rua Javari. No segundo tempo o time praiano vencia o Moleque Travesso por 3 a 0 quando Pelé, já perto da grande área, recebeu o passe de Durval.

O que a torcida veria a partir dali seria uma verdadeira pintura. Pelé chapelou os três zagueiros, um de cada vez: Julinho, Homero e Clóvis e enganou o goleiro Durval de Moraes, o popular “Mão de Onça”, lhe aplicando outro chapéu e cabeceando a bola para o fundo da rede.

Enquanto a bola entrava, o corpo do arqueiro ia caindo ao chão. O jogador comemorou seu gol com um salto e um soco no ar, uma de suas marcas. O gol foi tão fantástico que Pelé contou em entrevista, em 2014 para a SantosTV, que antes de reiniciar a partida, os jogadores do Juventus foram até ele para cumprimentá-lo.

No primeiro tempo Pelé não atuou bem e ouviu gracejos dos torcedores e, talvez, por este motivo, veio a tamanha inspiração. A partida terminou 4 a 2 para o time da Vila Belmiro, mas o que marcou mesmo foi o gol mais bonito entre os 1.281 da carreira de Edson Arantes do Nascimento.

Para conhecer mais sobre o tema:

Memórias do Esporte: Disponível em: http://memoriasdoesporte.com.br/2020/05/29/mao-de-onca-o-goleiro-do-gol-mais-bonito-de-pele/
Acesso em: 25 de julho de 2020

SantosTVOficial:

 

Marcelo Cardoso é jornalista e professor universitário. Pesquisa o jornalismo, o rádio e o podcast em suas várias interfaces com o esporte – contato: Facebook, Instagram @cardosomarcelo68 e Twitter @MCardoso68