O centroavante que era um bonde de diamante negro

No último domingo, 27 de setembro de 2020, o programa Universidade 93.7 da Rádio USP FM apresentou a peça “O centroavante que era um bonde de diamante negro”, que conta a história de Leônidas da Silva e sua contratação para o São Paulo Futebol Clube, revisitando a história do Dotô Canindé, mascote esquecido do Tricolor Paulista. Este radiodrama faz parte da série Seleção Paulista dos Craques de Outrora, que está sendo veiculada nos meses de agosto, setembro e outubro de 2020.

Seleção Paulista dos Craques de Outrora é uma série radiofônica de 12 peças radioteatrais autônomas que montam uma seleção paulista de times e craques símbolos entre 1890 e 1960. Escrita, interpretada e produzida por Rafael Duarte Oliveira Venancio a partir das reflexões de seu pós-doutorado Futebol não é só no Gramado: a narrativa no radiodrama esportivo de Estevam Sangirardi (realizado entre fev/2019 e ago/2020 na ECA-USP), a ideia é, em cada peça, contar a História do Futebol Paulista a partir de estórias narradas por um mascote sonoro de cada time criado (ou reinventado) pelo autor.

A série é uma produção conjunta dos grupos de pesquisa MidiaSon – Grupo de Estudos e Produção em Mídia Sonora e Alterjor – Jornalismo Popular e Alternativo, ambos da ECA-USP.